Leia o trecho a seguir, escrito por Rüdiger, e escolha a alternativa que melhor o analisa.
"A racionalização comunicativa em curso na modernidade promoveu, sem dúvida, um esclarecimento individual até então desconhecido na história. O sentimento de participação, de domínio dos acontecimentos, de pertença a um mundo no qual tudo parece à mão, em que nada mais deixa de transparecer, surgido nos últimos tempos, pode tornar-se, porém, o principal aspecto de uma nova mistificação. A convicção de que o mundo, os seres e as coisas enfim estão entre nós, de que nada mais nos escapa, pode tornar-se uma ilusão coletiva, correlata à fantasia de uma “democracia consumada”, baseada na participação virtual, “[...] onde a palavra circularia sem obstáculo [...]”, onde senão as desigualdades, pelo menos as barreiras, divisões e distâncias entre os homens não seriam mais válidas."
a) A percepção de que tudo está a nossa mão é histórica e já analisada ao longo da história.
b) O sentimento de participação é efetivo na vida das pessoas.
c) O autor critica a sensação de “democracia consumada” e alerta para o risco de se considerar as desigualdades superadas.
d) A racionalidade coletiva não trouxe benefícios à sociedade.
e) O autor afirma que, com a comunicação em rede, nada mais nos escapa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra c, qual seja: c) O autor critica a sensação de “democracia consumada” e alerta para o risco de se considerar as desigualdades superadas.
Isso porque o texto do enunciado diz respeito a como hoje estamos altamente conectados e que isso gera uma sensação de que sabemos de tudo e que tudo está as nossas mãos.
Segundo o autor, isso dá uma falsa sensação de maior participação na vida da sociedade como um todo o que é um grave risco em termos de percepção da realidade.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás