Leia o trecho a seguir:
"Em uma afirmação bastante conhecida, o antropólogo Guy E. Swanson diz que “pensar sem comparar é impensável”, pois, “uma vez ausente a comparação, estarão ausentes também a pesquisa e o pensamento científicos” (Swanson, 1973, p. 145). Não iria tão longe. Há certamente formas de fazer ciência que não invocam diretamente o procedimento comparativo, como os trabalhos de pesquisa essencialmente descritivos e limitados a um único caso que, embora mais modestos do ponto de vista de seu alcance teórico, contribuem para o avanço do conhecimento por meio da observação e da interpretação rigorosas dos fatos. Não há dúvida, porém, de que o procedimento comparativo é o que produz explicações mais robustas do ponto de vista científico, pois fornece ao pesquisador vários casos estratégicos a partir dos quais ele pode controlar a relação entre as variáveis analisadas".
Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, análise as afirmações abaixo sobre o método comparativo e depois assinale a alternativa que indique apenas as corretas:
I – A análise comparativa combinada com a observação participante, que é típica dos estudos etnográficos, tem a desvantagem de ser necessariamente rasa e superficial.
II – Quando o pesquisador usa a análise comparativa em suas investigações, ele não pode privilegiar um caso em detrimento do outro. O cientista social deve se esforçar para compreender as peculiaridades dos casos analisados.
III – A qualidade da análise comparativa depende da constituição de um conjunto de informações compostas e ordenadas de modo relativamente uniforme, para realçar a qualidade de análises comparativas.
A
Apenas a assertiva I está correta
B
Apenas as assertivas I e III estão corretas
C
Apenas as assertivas II e III estão corretas
D
Apenas a assertiva III está correta
E
Apenas as assertivas I e II estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
II e III estão corretas.
O método comparativo utiliza variáveis para apresentar a relação entre elas e chegar em uma resposta final para o todo, se atendo a característica por característica.
A observação participante pode ser entendida como uma técnica de investigação social em que o observador partilha, na medida em que as circunstâncias o permitam, as atividades, e os interesses de um grupo.
Quando falamos sobre seu caráter quantitativo, observamos a relação numérica que esse essa pesquisa possui, de forma a chegar em índices que possam facilitar a avaliação desses processos.
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Moral,
7 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás