Leia o trecho a seguir e responda às questões.
O fenômeno da “caça às bruxas” continua a atrair muito a atenção dos historiadores. Desperta interesse
por revelar todo o espírito de uma época. [grifo nosso]
MACEDO, José Rivair. A mulher na Idade Média. São Paulo, Contexto, 2002, p. 53.
a. Descreva como era o “espírito da época” medieval para as mulheres?
b. O que a historiografia tem apresentado de novo sobre o tema
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Na época, as mulheres eram comparadas a seres ardilosos, que afastavam os homens de Deus e os induziam a pecados, por conta da imagem de Eva.
b) Que as bruxas eram consideradas pessoas que tinham pacto com o demônio, pois interferiam na vontade de Deus.
Espero ter ajudado xD
Explicação:
Resposta:
a. Era uma época difícil. Além de restrições a espaços mais limitados que o dos homens, com pouco poder de decisão, havia uma cobrança por uma conduta cheia de virtudes (comparáveis às da Virgem Maria) ou uma associação à Eva, responsável pelo afastamento de Adão das orientações de Deus (ou seja, uma promotora do pecado). Além disso, havia atos do cotidiano – como fazer chás, benzimentos, etc. – que podiam ser considerados bruxaria e levá-las à morte.
b. Novos estudos têm colocado as mulheres como objetos de pesquisa e encontrado indícios de que algumas delas ocupavam espaços de atuação antes ignorados pela historiografia: praticavam comércio, dedicavam-se ao artesanato, influenciavam nobres e reis, pegavam em armas para guerrear, etc. Ou seja, ainda que com todas as restrições, as mulheres ocupavam mais espaços do que se pensava, mesmo nos tempos medievais.
Explicação: