Leia o trecho a seguir e responda às questões 1, 2 e 3. "O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada, pois cada qual pensa estar tão bem provido dele, que mesmo os que são mais difíceis de contentar em qualquer outra coisa não costumam desejar tê-lo mais do que o têm. E não é verossímil que todos se enganem a tal respeito; mas isso antes testemunha que o poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente o que se denomina bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens; e, destarte, que a diversidade de nossas opiniões não provém do fato de serem mais uns racionais do que outros, mas somente de conduzirmos nosso pensamentos por vias diversas e não considerarmos as mesmas coisas. Pois não é suficiente ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem." (DESCARTES, R. Discurso do Método. São Paulo: Abril Cultural,1979, p. 29). 1. O que todos os seres humanos possuem em comum? _________________ 2. De acordo com Descartes, por que as pessoas possuem opiniões diversas? _________________ 3. A partir do pensamento cartesiano, o que distingue as pessoas entre si? _________________ 4. Pesquise as ideias do filósofo francês René Descartes e produza um texto refletindo de que modo a Fenomenologia se opõe ou critica a visão racionalista de Descartes. (SEED-Pr, 2006, p. 325). _________________ 5. Pesquise sobre Ludologia e o livro Homo Ludens escrito por Huizinga... Você vai ver o quanto a nossa vida se assemelha a um jogo... ( 1 EXTRA LIFE pra você caso faça a pesquisa, combinado?). Anote suas impressões.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) O bom senso.
2) Por conduzirmos nossos pensamentos por vias e não considerarmos as mesmas coisas.
3) "Pois não é suficiente ter o espírito bom, o princípal é aplica-lo bem". Cada um aplica de uma forma toalmente diferente.
4) Diante do forte ceticismo na época do Renascimento, muitas pessoas acreditavam que os métodos científicos eram falhos, incompletos e sujeitos ao erro, de forma que seria impossível para o homem conhecer o mundo real e fazer ciência de maneira verdadeira. Dessa forma, nosso pensamento e nossa existência seriam um ponto de partida inquestionável, uma certeza a partir da qual Descartes poderia edificar seu método filosófico. Solipsismo é a doutrina segundo a qual só existem, efetivamente, o eu e suas sensações, sendo os outros entes partícipes da única mente pensante, meras impressões sem existência própria.
5) O jogo está na gênase do pensamento,da descoberta de si mesmo, da possibilidade de experimentar, de criar e de transformar o mundo, onde si apresenta justamente o lúdico....Enquanto o jogo dura ,as regras que regem a realidade cotidiana ficam suspensas.
Foi o que eu respondi no caderno, espero ter ajudado : )
Resposta:
bhauahahahajajasjjsjsjsbbjjjjjjnjjjjjjkkkgsgwh
hwhshs
Explicação:
bUabsagagsgsgsysgsgsgaya