Filosofia, perguntado por edimilson6781, 10 meses atrás

Leia o trecho a seguir e responda a questão. Alguns dos que afirmam um só princípio de movimento – Aristóteles, propriamente, chama-os de físicos – consideram que ele é limitado; assim Tales de Mileto, filho de Examias, e Hipão, afirmava que a água é o princípio, tendo sido levados a isto pelas (coisas) que lhes apreciam segundo a sensação; pois o quente vive com o úmido, as coisas mortas ressecam-se, as sementes de todas as coisas são úmidas e todo alimento é suculento. Donde é cada coisa, disto se alimenta naturalmente: a água é o princípio de todas as coisas. SIMPLÍCIO, Física, 23, 21 (DK 11 a 13) No trecho anterior de Simplício, filósofo neo-platônico helênico, sobre a filosofia de Tales de Mileto indique qual a alternativa expressa de forma correta o pensamento desse pré-socrático: Das proposições, é correto o que se afirma em: a) Tales perguntava pela Arché (origem) da Physis (natureza) que significava a preocupação científica com os elementos da natureza. b) Tales, ao buscar o princípio unificador de todos os seres, concluiu que a água era o elemento primordial, a origem e o fim de todas as cosias. c) Quando afirmava “tudo é água” Tales quer demonstrar a importância desse elemento na constituição física de todos os seres. d) O pré-socrático Tales foi considerado aquele que inicia o conhecimento filosófico porque investigou a relação dos deuses com a natureza. e) Tales e os pré-socráticos ficaram conhecidos como “físicos” porque elaboraram um pensamento sobre os aspectos mais gerais da realidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
10

É correta a alternativa B.

Tales inaugurou a filosofia por ter fundado um modelo racional de compreender e explicar a realidade humana, se afastando do modelo explicativo dos mitos, que tinha por critério de verdade a tradição, e não a razão, e buscando construir um outro.

Nesta sua investigação concluiu que o elemento que unificava tudo aquilo que existia era a água, sendo a água a "arché" (ou origem) de tudo aquilo que existe, fundando, nesta investigação, um novo método de explicar o mundo, mudando a forma como nos relacionávamos com a natureza.

Perguntas interessantes