Leia o trecho a seguir: "[...] é quase impossível que nossos juízos sejam tão puros e tão sólidos como teriam sido se tivéssemos tido inteiro uso de nossa razão desde a hora de nosso nascimento, e se tivéssemos sido conduzidos sempre por ela. "(DESCARTES, René. Discurso do método). A razão Cartesiana inaugurou, na modernidade, uma forma de se pensar a partir de uma linguagem racionalista, inspirada em modelos matemáticos. Esse modelo racional pretendia servir como guia para o conhecimento da realidade.PERGUNTA: Sobre o método cartesiano, é correto afirmar que:(a) tem sua formulação mais bem acabada na obra "Crítica da Razão Pura"(b) consistia em colocar o mundo, a realidade, "entre parênteses", operando assim em uma "redução fenomenológica"(c) Foi duramente combatido pelos filósofos contemporâneos a Descartes, não tendo assim exercido influência em nenhuma geração posterior.(d) consistia em duvidar de tudo, e a partir da dívida, reconduzir o pensamento à possibilidade da realidade, processo que se sintetiza na frase: "penso, logo existo".(e) tem seu apogeu no século XV, quando a entra em declínio a filosofia escolástica.
Soluções para a tarefa
Sim. A alternativa D está correta.
A base na construção do pensamento de Descartes era metódica, chegando a conclusão das problemáticas a partir da contradição de outros filósofos. Descartes buscou compreender a razão a partir da dúvida metódica.
Para Descartes a dúvida metódica pode ser entendida como uma ferramenta para a prova da existência da verdade absoluta.
A partir da dúvida metódica Descartes buscou também entender a defesa do dogmatismo, tendo o conhecimento como base principal para a solução das problemáticas do indivíduo e do mundo ao seu redor.
Descartes duvida de tudo, e a partir da dívida, reconduz o pensamento à possibilidade da realidade, processo que se sintetiza na frase: "penso, logo existo" (D).
A Filosofia cartesiana:
- Descartes, professor e filósofo, tem formação jesuíta e exerce o magistério na Escola de La Flèche, na França.
- Ao lado de Espinoza, Leibniz, Hobbes, tornou-se uma figura consagrada do racionalismo moderno. Sua importância gira em torno da dúvida metódica e sistemática.
- Escreveu as Meditações e Solilóquios. Refletiu sobre si mesmo sobre o conhecimento humano, perguntando-se como o conhecimento surge na mente humana e qual a sua ligação com o real.
Saiba mais sobre Descartes em: https://brainly.com.br/tarefa/6526816