Leia o trecho a seguir: É em função da astronomia que se elabora (...) a nova física; mais precisamente: em função dos problemas postos pela astronomia coperniciana, e, especialmente, da necessidade de responder aos argumentos físicos apresentados por Aristóteles e por Ptolomeu contra a possibilidade do movimento da Terra. (KOYRÉ, Alexandre. Estudos Galilaicos. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 205.) O historiador do pensamento científico, Alexandre Koyré, destaca que a “nova física”, que foi erigida sobretudo por Galileu e, depois, Newton, desenvolveu-se a partir das discussões em torno dos fenômenos astronômicos, sobretudo a respeito do movimento da Terra. Copérnico, Galileu e outros questionavam a física aristotélica e ptolomaica porque essa afirmava, entre outras coisas:
Soluções para a tarefa
A física aristotélica-ptolomaica, afirmava que o universo possuía uma organização harmônica organizada em esferas celestes, onde os corpos giravam em torno da Terra que permanecia imóvel no centro de tudo.
Esse pensamento corresponde a teoria do Geocentrismo, que foi amplamente defendida na Antiguidade, sendo contestada somente 14 séculos depois, por Nicolau Copérnico, que propôs que o centro do nosso universo seria o Sol e não a Terra, formulando a teoria do Heliocentrismo.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Por volta de 350 a.C., na Grécia antiga, Aristóteles desenvolveu uma teoria que defendia a ideia de que a Terra era o centro do universo e nove esferas ficavam girando em torno dela. Posteriormente, no século II d.C., o matemático e astrônomo Cláudio Ptolomeu reforçou esse pensamento e elaborou a teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico, o que foi questionado por Copérnico, Galileu e Newton.