Leia o trecho a seguir:
"Descoberta por acaso em 1965 pelos astrônomos Arno Penzias e Robert Wilson quando trabalhavam na unidade de Holmdel dos Bell Labs, nos Estados Unidos, a radiação cósmica de fundo é hoje considerada a melhor evidência de que há 13,7 bilhões de anos houve o Big Bang, a explosão primordial que teria originado o Universo. A evolução das pesquisas em cosmologia praticamente comprovou que esse fraco sinal de micro-ondas, emitido cerca de 400 mil anos depois do Big Bang, é uma espécie de eco perene do colossal evento que deu origem a toda matéria e energia existentes [...]".
PIVETTA, M. Ruído misterioso no Cosmos. 2009. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2018.
Figura 1 - Mapa do céu sobre a radiação cósmica de fundo
Disponível em: . Acesso: 22 fev. 2018.
A teoria do Big Bang é, atualmente, a teoria mais aceita para explicar a origem do Universo. Ela teve, como início, os estudos desenvolvidos por Edwin Hubble, ainda no início do século XX, contudo, contou com a participação de muitos astrônomos ao longo de quase 100 anos de aprimoramento e análise de evidências. Com a teoria do Big Bang, uma das grandes indagações da humanidade pode ser respondida: qual a idade do Universo? Sobre essa indagação e a contribuição da teoria do Big Bang para sua resolução, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A datação radiométrica de meteoritos permitiu inferir a idade do Universo, pois tudo foi criado a partir do Big Bang.
Alternativa 2:
A partir da análise dos isótopos que compõem a radiação de fundo, foi possível atribuir a idade mais aceita atualmente para o Universo.
Alternativa 3:
Fora adotada a proporção de radioisótopos, proporcionando, assim, a descoberta de que o Universo seria muito mais jovem do que a teoria do Big Bang propunha.
Alternativa 4:
A identificação da composição química de estrelas mais distantes e sua quantificação de elementos mais pesados e leves possibilitaram inferir a idade do Universo.
Alternativa 5:
O distanciamento das galáxias, previsto pela constante de Hubble, permitiu, a partir de modelos, que se criasse um Universo em retração, a datação do momento exato do Big Bang.
Questão 1 de 10
Soluções para a tarefa
Alternativa 5: O distanciamento das galáxias, previsto pela constante de Hubble, permitiu, a partir de modelos, que se criasse um Universo em retração, a datação do momento exato do Big Bang.
De acordo com pesquisadores, o Big Bang teria ocorrido há cerca de 14 bilhões de anos atrás e dado início ao universo.
Considera-se como a origem do universo o instante em que surgiram toda a energia e matéria existentes nos dias de hoje, em consequência de uma grande explosão chamada de Big Bang.
É a teoria mais aceita, atualmente, para explicar a origem do universo. Onde a explosão de uma única partícula, um átomo, causou um cataclismo cósmico.
A datação do momento exato do Big Bang foi descoberta a partir de um universo em retração criado por modelos obtidos pela constante de Hubble.
Bons estudos!