História, perguntado por s0h, 1 ano atrás

Leia o trecho a seguir de um livro do historiador José Murilo de Carvalho.

[...]
O povo sabia que o formal não era sério. Não havia caminhos de participação, a república não era para valer. Nessa perspectiva o bestializado era quem levasse a política a sério, era o que se prestasse à manipulação. [...] Quem apenas assistia, como fazia o povo do Rio por ocasião das grandes transformações realizadas a sua revelia, estava longe de ser bestializado. Era bilontra.

Bilontra: Que ou quem age com esperteza.

a) O autor do texto afirma que "a república não era para valer". Explique o que ele quer dizer com isso.

b) Por que o autor considera "bilontra" quem não levava a sério a política?

c) O autor do texto e o jornalista Aristides Lobo têm a mesma opinião sobre a postura da população da cidade do Rio de Janeiro frente às transformações que ocorriam naquela época? Explique.​

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
479

A - Quis dizer que as mudanças políticas que os republicanos propunham não mudavam fundamentalmente as bases econômicas e sociais do país, de modo que mudavam apenas superficialmente, mantendo as mesmas injustiças e situações indesejáveis para a maior parte da população.

B - Eram bilontras, ou seja, espertos, pois souberam reconhecer rapidamente que não se tratava de um movimento sério, e sim de apenas um disfarce das elites que se manteriam no poder.

C -  Não, já que Aristides Lobo foi um propagandista da República, tendo propagado uma versão idealizada dos acontecimentos de 15 de Novembro de 1889, insinuando que a população teria aprovado tacitamente, e os historiadores interpretam o período de forma mais crítica.

Entre os historiadores é consenso que a população participou pouco ou nada dos projetos de Proclamação da República no Brasil, tendo apenas assistido enquanto a República era proclamada pelas elites, enquanto que os propagandistas da época queriam fazer crer que aquele novo governo  era muito querido e popular, com um apoio que ele, na verdade, não tinha.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/19705281

Anexos:

erikabodycenter: obg
erikabodycenter: ✔✔✔
katianedldasilva: obg me ajudou muito
Respondido por filippemartins
12

O decorrer da história se monstra de forma que a população teve pouco ou nenhum envolvimento nos projetos de proclamação do Brasil, observando apenas quando as elites anunciaram a república, e os propagandistas da época queriam convencer as pessoas de que o novo governo era popular e bem recebido.

Que ou quem age com esperteza

A -  As mudanças políticas propostas pelos republicanos não mudam fundamentalmente a base econômica e social do país, portanto são apenas mudanças sem profundidade, e as mesmas injustiças e coisas ruins ainda existem para a maioria das pessoas.

B - São bilontras, ou seja, são inteligentes porque entendem com facilidade que não se trata de um uma situação séria, mas apenas disfarçado de elite que ainda estará no poder.

C - Não, porque Aristides Lobo foi um propagandista da República que promoveu uma versão idealizada dos acontecimentos de 15 de novembro de 1889, dando a entender que a população iria consentir, os historiadores interpretam o período de forma mais crítica.

Leia mais sobre a república em: https://brainly.com.br/tarefa/91110

Anexos:
Perguntas interessantes