Leia o trecho a seguir.
"De acordo com os princípios da psicogênese da Língua escrita, a aprendizagem se processa mediante a interação do aprendiz com a escrita mediada pela ação (mental) com a escrita – experimentações de escrever e ler. Através dessas interações e experimentações o aprendiz constrói idéias/hipóteses sobre a escrita e sua natureza e funcionamento – mesmo que diferentes do convencional (socialmente válido). Seu conhecimento prévio é importante nas novas aprendizagens. Desse modo, a evolução da escrita não é linear; mas permeada e movida por conflitos cognitivos – discrepâncias entre a ideia e os desafios do meio – que movem as aprendizagens. Nesse contexto, os erros são parte do processo individual de “construir” os conceitos necessários à compreensão do sistema. Ferreiro privilegia a ação e a reflexão. O foco é pensar em como se escreve e como se lê" (SILVA, 2016). Com base na psicogênese na escrita, proposta por Emília Ferreiro, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Ferreiro acredita que a aprendizagem da escrita se da mediante interação da criança com a própria escrita, de forma mediada (experimentações de ler e e escrever por meio de um adulto ou um colega).
PORQUE
II. O conhecimento prévio da criança sobre a escrita não é importante nesse processo, pois o que interessa são as novas aprendizagens em contexto formal. Por isso, o processo de aprendizagem da escrita é linear e se da no meio formal de ensino, não sendo privilegiado a ação e a reflexão sobre o ato em si.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
RESPOSTA: A 1 É VERDADEIRA E 2 É FALSA.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As alternativas I e II são falsas.
Se lermos com atenção o enunciado, vemos com clareza:
Na alternativa I, conforme o ensinamento da grande pedagoga EMÍLIA FERRERO, lemos no texto da questão que "de acordo com os princípios da psicogênese da Língua escrita, a aprendizagem se processa mediante a interação do aprendiz com a escrita mediada pela ação (mental) com a escrita – experimentações de escrever e ler". Ou seja, o processo de aprendizagem da escrita se dá não necessariamente pela mediação ou interveniência de um adulto, mas pela própria ação mental do aprendiz.
Na alternativa II, o texto apresentado também está em discordância com o defendido pela pedagogia em estudo. Veja o enunciado principal: "Seu conhecimento prévio é importante nas novas aprendizagens. Desse modo, a evolução da escrita não é linear; mas permeada e movida por conflitos cognitivos – discrepâncias entre a ideia e os desafios do meio – que movem as aprendizagens".
Resposta:
As alternativas I e II são falsas
Explicação:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa..