Leia o trecho a seguir, da obra de Max Weber, sobre o calvinismo: [...] o calvinismo é, precisamente, a primeira ética cristã que deu ao trabalho um caráter religioso. Anteriormente, o trabalho fazia parte das atividades pertencentes à vida material; ele se impunha porque, de uma forma ou outra, não se podia dispensá-lo; mas, como atividade temporal, nenhuma relação tinha com a salvação eterna ou com a vida espiritual. Para o calvinismo, ao contrário, o trabalho, considerado uma vocação, torna-se atividade religiosa. Importa trabalhar, custe o que custar, haja ou não necessidade de prover seu sustento, porque trabalhar é uma ordem de Deus. WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1996. p. 53. A partir do texto e segundo seus conhecimentos, é possível afirmar a respeito do calvinismo que: A o trabalho passou a ser visto como uma vocação divina, e o sucesso decorrente dele, um sinal de predestinação a salvação. B o trabalho passou a ser visto como uma vocação material, e o sucesso decorrente dele, um sinal da salvação pelas obras. C a valorização do trabalho levou muitos teóricos a considerarem o calvinismo a religião do capitalismo em países como Portugal e Espanha. D desprovido de ética, o calvinismo se adequava as práticas de concorrência capitalistas, que ignoram valores em busca do lucro. E o trabalho passou a ser visto como uma vocação, e o sucesso decorrente dele, um sinal da salvação pelas obras e da predestinação
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Resposta:
A-o trabalho passou a ser visto como uma vocação divina, e o sucesso decorrente dele, um sinal de predestinação a salvação.
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