História, perguntado por jenicosta, 1 ano atrás

Leia o trecho a seguir: “Costuma-se situar as origens da noção de preservação do patrimônio no Brasil na década de 1920, quando são elaborados os primeiros projetos de lei a esse respeito. Entretanto, é necessário analisar a questão de uma perspectiva mais ampla, para compreender o alcance e as limitações das iniciativas levadas a cabo desde então” (PINHEIRO, 2006)

Sobre as origens da preservação histórico-arquitetônica no Brasil, é correto afirmar que:

Escolha uma:a. Os primeiros institutos e museus brasileiros foram criados após a Proclamação da República, já que durante o Brasil Imperial não havia a preocupação em se contar a história nacional.b. Em 1914, o Lúcio Costa proferiu a conferência “A Arte Tradicional Brasileira”, através da qual defendeu as raízes nacionais da arquitetura, que se desdobraria no chamado movimento neocolonial.c. Os primeiros projetos de lei que visavam a proteção do patrimônio nacional remontam à década de 1920, no entanto, diversas instituições, como o Arquivo Nacional, o Museu Paulista e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, foram criados, ainda no século XIX, com o intuito de guardar e organizar documentos públicos de interesse histórico, arqueológico e geográfico do país.d. Os Institutos Históricos são considerados os precursores da preservação da memória brasileira porque objetivavam a construção da História nacional, por meio da valorização das manifestações culturais populares.e. Durante as primeiras décadas da República Velha, as políticas urbanas asseguravam a preservação do legado colonial nas paisagens urbanas, forjando-se assim uma identidade cultural genuinamente brasileira.

Soluções para a tarefa

Respondido por FabricioChermont
95
Correta C. Os primeiros projetos de lei que visavam a proteção do patrimônio nacional remontam à década de 1920, no entanto, diversas instituições, como o Arquivo Nacional, o Museu Paulista e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, foram criados, ainda no século XIX, com o intuito de guardar e organizar documentos públicos de interesse histórico, arqueológico e geográfico do país.

likinhafreitas: valeu chuchuzinho
Respondido por daniellenunes22
20

Os primeiros projetos de lei que visavam a proteção do patrimônio nacional remontam à década de 1920, no entanto, diversas instituições, como o Arquivo Nacional, o Museu Paulista e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, foram criados, ainda no século XIX, com o intuito de guardar e organizar documentos públicos de interesse histórico, arqueológico e geográfico do país.


Perguntas interessantes