Leia o trecho a seguir: “Cientistas encontraram uma nova maneira de estimular o crescimento de vasos sanguíneos a partir daqueles já existentes no organismo. [...] A pesquisa é importante para situações que levam ao infarto ou ao Acidente Vascular Cerebral. Ambas as condições são causadas quando o fornecimento de fluxo sanguíneo é interrompido por um coágulo ou gordura – num mecanismo conhecido como isquemia. Com isso, essas doenças se beneficiaram de novos vasos sanguíneos que poderiam contribuir para o reestabelecimento do fluxo do sangue.” Fonte: G1. Cientistas encontram caminho para gerar novos vasos sanguíneos. Disponível em: . Acesso em 13 out. 2020 Os vasos sanguíneos podem ser divididos em algumas classificações, relacionadas à sua estrutura muscular e diâmetro. Assim, a partir dessas informações e do conteúdo estudado, analise os vasos sanguíneos a seguir e associe-os com suas respectivas características: 1) Artérias.
Soluções para a tarefa
A partir das informações e do conteúdo estudado, podemos associar os vasos sanguíneos com suas respectivas características, conforme abaixo:
1) Artérias : transportam sangue oxigenado nos pulmões, que sai do coração para tecidos e órgãos do corpo. Este transporte ocorre sob alta pressão, por isso são vasos largos e resistentes, compostos por túnica íntima, a túnica média e túnica adventícia.
2) Veias: vasos que transportam sangue dos tecidos e órgãos para o coração, onde serão levados aos pulmões para ser oxigenado. Este transporte ocorre sob baixa pressão, por isso possuem valvas que o sangue migre em sentido contrário, também compostos por três túnicas.
3) Capilares: pequenos vasos sanguíneos que permeiam todos os tecidos e periferia corpórea, garantindo a troca de substâncias por difusão. Por serem pequenos e finos, extremamente frágeis, possuem apenas a túnica íntima.
Vasos Sanguíneos e suas estruturas
Comparados ao sistema hidráulico de uma casa, os vasos formam redes tubulares por onde o sangue circula. Através deles, o sangue chega e sai do coração para ser oxigenado.
Os vasos por precisarem ser resistentes e elásticos, são compostos de camadas que lhe garantem essa capacidade, chamadas de túnicas, em que há associação de diferentes tecidos.
Veja agora as características:
- Túnica íntima: camada mais interna, é formada por células endoteliais apoiadas em tecido conjuntivo frouxo, podendo apresentar células de tecido muscular não estriado.
- Lâmina elástica interna: presente apenas nas artérias, separa a túnica íntima da túnica média.
- Túnica média: camada mediana, é formada por tecido muscular não estriado, fibras elásticas e reticulares.
- Túnica adventícia: camada mais externa, formada por colágeno e fibras elásticas.
Aprenda mais sobre vasos sanguíneos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51518391
#SPJ1
Resposta:
3-2-1-5-4
Explicação: Corrigido pelo AVA.