Leia o trecho a seguir:
CENA VIII Maria Rosa
―Menina, ajuda-me a levar estes pratos para dentro. São horas de tu ires colher o café e de eu ir mexer a farinha... Vamos. Aninha
― Vamos, minha mãe. (Andando:) Tomara que meu pai não se esqueça dos meus sapatos... (Saem).
CENA IX
Sala em casa do Juiz de paz. Mesa no meio com papéis; cadeiras. Entra o Juiz de paz vestido de calça branca, rodaque de riscado, chinelas verdes e sem gravata.
Juiz ― Vamo-nos preparando para dar audiência. (Arranja os papéis.) O Escrivão já tarda; sem dúvida está na venda do Manuel do Coqueiro... O último recruta que se fez já vai-me fazendo peso. Nada, não gosto de presos em casa. Podem fugir, e depois dizem que o Juiz recebeu algum presente. (Batem à porta.) Quem é? Pode entrar. (Entra um preto com um cacho de bananas e uma carta, que entrega ao Juiz. Juiz, lendo a carta:) “Il.mo Sr. ― Muito me alegro de dizer a V. S.ª que a minha ao fazer desta é boa, e que a mesma desejo para V.S.ª pelos circunlóquios com que lhe venero”. (Deixando de ler:) Circunlóquios... Que nome em breve! O que quererá ele dizer? Continuemos. (Lendo:) “Tomo a liberdade de mandar a V.S.ª um cacho de bananas-maçãs para V.S.ª comer com a sua boca e dar também a comer à Sr.ª Juíza e aos Srs. Juizinhos. V.S.ª há de reparar na insignificância do presente; porém, Il.mo Sr., as reformas da Constituição permitem a cada um fazer o que quiser, e mesmo fazer presentes; ora, mandando assim as ditas reformas, V.S.ª fará o favor de aceitar as ditas bananas, que diz minha Teresa Ova serem muito boas. No mais, receba as ordens de quem é seu venerador e tem a honra de ser ― Manuel André de Sapiruruca.” ― Bom, tenho bananas para a sobremesa. Ó pai, leva estas bananas para dentro e entrega à senhora. Toma lá um vintém para teu tabaco. (Sai o negro.) O certo é que é bem bom ser Juiz de paz cá pela roça. De vez em quando temos nossos presentes de galinhas, bananas, ovos, etc., etc. (Batem à porta.) Quem é?
Escrivão, dentro ― Sou eu.
Juiz ― Ah, é o Escrivão. Pode entrar.
(O Juiz de Paz de Roça – Martins Pena)
A partir da leitura da peça teatral e de seus conhecimentos sobre a produção teatral no Romantismo, assinale a opção incorreta:
A) Martins Pena dedicou-se a produção de obras dramáticas. Suas peças representam o gênero comédia de costumes, por demonstrar, de forma ingênua, os tipos humanos e costumes da época.
B) As personagens representadas na cena caracterizam-se por serem redondas, pois suas atitudes surpreendem o leitor à medida que a história avança, assim como se percebe pela atitude do juiz.
C) As personagens da cena analisada se caracterizam pela condição de personagem-tipo, visto que simbolizam qualidades e defeitos de uma sociedade.
D) Percebe-se, na cena, uma espécie de contradição que se evidencia, no início, pela fala do juiz e na sua atitude final ao aceitar presentes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
que pressão ou efeito a leitura causou em você
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás