História, perguntado por sarahfonseca489, 9 meses atrás

Leia o trecho a seguir.

“bem governar” era um imperativo tanto para a manutenção do monarca, de modo a que não se fortalecessem outras pretensões de legitimidade, quanto para a conservação do próprio regime, da monarquia absolutista, pois tratava-se de evitar que certas ideias correntes, como governos elegíveis e parlamentos poderosos, tomassem corpo. [...]
[...] o despotismo esclarecido varia de país para país, dependendo de cada processo histórico e de sua abertura ao movimento de ideias da ilustração [...]
Sobre a experiência do despotismo esclarecido em Portugal, é correto considerar que:

A) os ideais iluministas não encontraram eco em Portugal, sendo a chegada de Pombal ao poder o ponto alto da repressão a essas ideias e do fortalecimento da Igreja e da alta nobreza.

B) o atraso econômico português havia sido superado pelo aumento da arrecadação em decorrência da descoberta do ouro no Brasil, o que facilitou a ascensão de um governo progressista.

C) a chegada de Pombal ao poder foi uma antecipação da nobreza portuguesa, temerosa de uma revolução que eliminasse seu poder em Portugal e levasse a burguesia ao poder.

D) as reformas pombalinas representaram uma tentativa de combinar a influência das ideias iluministas com a manutenção do poder absolutista para fortalecer o Estado português.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielaambarros
4

Resposta:

D

Explicação:

tá no gabarito da minha prova


HenriqueGomes13: Mas pelo menos da a explicação.
Respondido por gaaj930
1

Resposta:

Vish, essa me pegou!

Explicação:

Acho que é a D.

Perguntas interessantes