Leia o trecho a seguir:
Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Contudo, sabemos que não se trata de um regime democrático como o que conhecemos no mundo contemporâneo.
“Quando se trata de algo referente ao governo da cidade, quem se levanta para aconselhar a Assembleia pode ser tanto um pedreiro quanto um ferreiro ou um sapateiro, mercador ou armador, rico ou pobre, de família nobre ou não”.
(Fonte: PROTÁGORAS. In: FUNARI, Pedro Paulo. Antiguidade Clássica: a história e a cultura a partir dos documentos. Campinas: Unicamp, 1995. P. 91).
A partir desse contexto, observe as assertivas feitas sobre o regime democrático ateniense:
I - A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da polis na política.
II - Apenas os homens livres, filhos de pais atenienses e maiores de 21 anos eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na polis.
III - Mulheres maiores de 21 anos que fossem filhas de cidadãos atenienses podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da polis.
IV - É um dos poucos regimes da Antiguidade em que a participação política não está ligada à posse da terra (ou outros aspectos materiais).
Está correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV.
I e IV.
II, III e IV.
I, III e IV.
II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
II e IV.
Explicação:
Sobre a Democracia Ateniense, podemos dizer que apenas os homens livres, filhos de pais atenienses e maiores de 21 anos eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na polis. Ainda que seja um regime que exclui boa parte da população da cidade, ele é considerado inovador, já que é um dos poucos a desassociar participação política e posse de terra. Então, estão corretas apenas as assertivas II e IV.
Perguntas interessantes