Leia o trecho a seguir. "As relações raciais no Império Colonial 1415-1825 é uma obra do historiador Charles Boxer que demonstra a existência de modos de discriminação racial. Lembre-se, a tal propósito, que tais ideólogos bem como a cúpula do regime consideravam que o processo de descolonização não se aplicava a Portugal dado o caráter singular da presença ultramarina dos portugueses, escudavam-se no luso-tropicalismo, nos cinco séculos de missão civilizadora e da comprovação descentralização. Este livro põe todas as essas teses em causa sem contestar que este " mundo que os Portugueses criaram" foi o exemplo acabado com inimigo muitíssimo mais poderosos. Se ilusões da propaganda ainda subsistissem, Boxer lembrou que a Coroa detinha o monopólio da importação de ouro, escravos, especianas e marfim, bem como da exportação de cavalos, tapeçaria, têxteis, etc. Era um monopólio ficticio, havia os contratos de cedência a particulares bem como uma dependència de produtos estrangeiros". Com base nesse texto, avalie as afirmativas a seguir com V (Verdadeiro) ou F (falso): ( ) O Brasil se difere dos demais países latino americanos pelo reconhecimento da natureza humana dos negros e indigenas, bem como, os seus direitos civis e religiosos, na formação base de sua estrutura. ( ) O sentimento de superioridade racial portuguesa é um tema central dos estudos do historiador Boxer que explora em seus estudos o comércio escravagista e o trabalho dos negros por mais de très séculos () Em todas as colónias do Império Português, o autor percebeu uma estrutura formada por barreiras raciais, marcada pelo rebaixamento nessa sociedade dos mulatos, por sua cor da pele. ( ) A exploração e dominação dos povos negros e indígenas pelos portugueses desfez a ideologia da prática racista, identificada com termos de "brancura da pele, quando se tornaram os proprietários e detentores do poder político. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
A - VFFV
B- FVVF
C- VFVF
D- FFVV
E- VFVV
POR FAVOR ME AJUDEM
Soluções para a tarefa
A questão da exploração racista no período colonial brasileiro representa uma das principais práticas, corroborando com a ideia da discriminação racial, apontada por muito historiadores (F-V-V-F.)
Racismo e Brasil Colonial
O racismo configura uma das principais temáticas do Brasil Colonial, em função do ideário apresentado pelos portugueses, sobre a questão da superioridade racial.
Em função disso, muitos africanos negros foram submetidos à trabalhos escravos, por conta de sua cor de pele, além de terem sido associados à processos discriminatórios, os quais perduram até hoje.
Mais sobre racismo e Brasil Colonial: brainly.com.br/tarefa/50248797
#SPJ1
A exploração racista constatada no período colonial brasileiro é usado para representar as práticas que dão origem ao processo de discriminação social, a sequência correta é: F, V, V, F, letra B)
Discriminação racial no Brasil colonial
O Brasil colonial foi, verdadeiramente, o berço onde nasceu o racismo, no momento em que os portugueses fizeram os negros como escravos e mercadorias que possam ser compradas e vendidas, isso dá início ao racismo que está presente até os dias atuais, infelizmente.
Comentário sobre as afirmativas incorretas:
I) O Brasil não é diferente dos demais países latino-americanos, mesmo com todo o reconhecimento para os negros, ainda existem sociedades racistas;
IV) O processo de exploração e dominação dos povos negros e indígenas pelos portugueses deu início e reforçou a prática racista, que se perdura até os dias atuais.
Saiba mais sobre discriminação racial em: https://brainly.com.br/tarefa/24738142
#SPJ1