História, perguntado por Brendarodrigues9999, 9 meses atrás

Leia o trecho a seguir.

 

[...] as palavras do general-presidente Ernesto Geisel deveriam ser levadas mais a sério, inclusive, por historiadores e cientistas políticos. Num depoimento em 1981, afirmou Geisel que “o que houve em 1964 não foi uma revolução. As revoluções se fazem por uma ideia, em favor de uma doutrina”. Para o vitorioso de 1964, o movimento se fez contra Goulart, contra a corrupção, contra a subversão. Estritamente falando, afirmou o general, o movimento liderado pelas Forças Armadas não era a favor da construção de algo novo no país.


O golpe militar de 1964

A) representou a tentativa de consolidação de um ideal político republicano no país uma vez que impediu o avanço dos movimentos subversivos no Brasil.

B) mostrou possuir um caráter de reação a diretrizes e movimentos políticos os quais emergiam no país, na década de 1960, e intensificaram embates ideológicos no Brasil.

C) possibilitou o combate e o fim de algumas das principais mazelas que afetavam a vida política brasileira, como a corrupção e as reformas de Jango.

D) impediu a existência de movimentos de contestação à ordem política no país ao combater efetivamente os movimentos subversivos e revolucionários.

Soluções para a tarefa

Respondido por SrLopes22
6

Resposta:

B

Explicação:

mostrou possuir um caráter de reação a diretrizes e movimentos políticos os quais emergiam no país, na década de 1960, e intensificaram embates ideológicos no Brasil.

Perguntas interessantes