Leia o trecho a seguir.
“Aquilo que hoje chamamos de música popular, em seu sentido amplo, e, particularmente, o que chamamos 'canção' é um produto do século XX. Ao menos sua forma 'fonográfica', com seu padrão de 32 compassos, adaptada a um mercado urbano e intimamente ligada à busca de excitação corporal (música para dançar) e emocional (música para chorar, de dor ou alegria...). A música popular urbana reuniu uma série de elementos musicais, poéticos e performáticos da música erudita (o lied, a chançon, árias de ópera, bel canto, corais etc.), da música 'folclórica' danças dramáticas camponesas, narrativas orais, cantos de trabalho, jogos de linguagem e quadrinhas cognitivas e morais e do cancioneiro 'interessado' do século XVIII e XIX (músicas religiosas ou revolucionárias, por exemplo)” (NAPOLITANO, 2005, p. 08).
Considerando o enunciado anterior, identifique uma das principais características da música popular apresentada de forma implícita no trecho.
a.
A música popular urbana é considerada uma fonte histórica objetiva e passível de transformações constantes, pois está sistematizada nas classes sociais.
b.
A música conseguiu, ao menos nos últimos quarenta anos, atingir um grau de reconhecimento cultural que encontra poucos paralelos no mundo ocidental.
c.
A partir do século XX, a história passou a considerar a música como fonte de produção para a construção do conhecimento.
d.
A gênese da música, no final do século XIX e início do século XX, está intimamente ligada à urbanização e ao surgimento das classes populares e médias urbanas.
e.
A canção (e a música popular como um todo) não contribui para a refexão sobre sociedade e história.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a letra c
Explicação:
eu acho espero que eu tenha ajudado
Resposta: letra D- A gênese da música, no final do século XIX e início do século XX, está intimamente ligada à urbanização e ao surgimento das classes populares e médias urbanas.
Explicação: Por que esta resposta é a correta? Uma das principais características apresentada no trecho está na formação da música popular nas próprias classes populares e no meio urbano. Essa nova estrutura socioeconômica, produto do capitalismo monopolista, fez com que o interesse por um tipo de música, intimamente ligada à vida cultural e ao lazer urbano, aumentasse. A música popular se consolidou na forma de uma peça instrumental ou cantada, sendo não apenas “boa para ouvir”, mas também “boa para pensar”. A música pode ser um fonte de pesquisa, mas não é considerada um elemento objetivo, justamente por sua subjetividade a arte, o que ajuda a pensar a sociedade de diferentes formas. Seu crescimento no Brasil é relevante, mas isso não é tratado no excerto apresentado.