Leia o trecho a seguir:
"Ao longo do século XX, percebe-se experiências autoritárias ditatoriais através de práticas de abusos a liberdades civis; controle dos veículos de comunicação; censura; eliminação, redução ou manipulação de procedimentos eleitorais; antiliberalismo; nacionalismo exacerbado; militarismo; unipartidarismo político, entre outros".
Considerando esse trecho, assinale a alternativa que represente uma manifestação do autoritarismo de modo não ditatorial.
Escolha uma:
a.
Na Itália, com o regime fascista de Mussolini, ao assumir o cargo de primeiro ministro.
b.
No Brasil, com o regime militar brasileiro compreendido entre 1964 e 1985.
c.
Estados Unidos da América, com a Lei de Jim Crow, que estipulavam a segregação racial como política pública.
d.
Na Europa, com o regime nazista na Alemanha de Adolf Hitler, chegando ao poder por meio vias democráticas.
e.
Na União Soviética, com o totalitarismo de Joseph Stalin, secretário-geral do Partido Comunista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Estados Unidos da América, com a Lei de Jim Crow, que estipulavam a segregação racial como política pública. Correto
Explicação:
ESTADOS UNIDOS - foi o único país entre : Alemanhã, Itália, Rússia e Brasil que não usou o modo diratorial em nenhum momento das manifestações.
Os Estados Unidos nunca tiveram um governo ditatorial, porém as parcelas minoritárias (negros, latinos) sofreram uma discriminação institucionalizada, portanto a resposta correta é a letra c.
A segregação da Lei de Jim Crow possuía a máxima "separados, mas iguais" que limitavam os espaços geográficos das populações negras. O episódio histórico da mulher negra Rosa Parks que se recusa a ceder seu acento do ônibus para uma pessoa branca, foi o estopim para a luta dos negros estadunidenses.
A luta pelos direitos civis na década de 1960, foram pela igualdade racial nos Estados Unidos. O grande líder deste movimento foi a religioso Martin Luther King.