Pedagogia, perguntado por josibittencourt7, 6 meses atrás

Leia o trecho a seguir:

“A vinda da família real para o Brasil criou a necessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder, já que várias doenças graves se espalhavam facilmente. O médico Oswaldo Cruz foi nomeado para dar um jeito neste problema. A sua primeira e conflituosa atitude foi promover uma ação de invasão a casas consideradas contaminadas, onde roupas, colchões e objetos acumulados e sujos foram queimados. O auge do conflito foi à instituição da vacinação compulsória e obrigatória contra a varíola. A população saiu às ruas e iniciou o movimento que ficou conhecido como Revolta das Vacinas.”

Fonte: LEMOS, T. Fisioterapia na saúde da família. Rio de Janeiro: Seses, 2015. p. 9-10.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre prevenção, educação e promoção da saúde, pode-se afirmar que as atitudes tomadas pelo médico sanitaria Oswaldo Cruz foram:

A =efetivas, pois sua atitude de queimar objetos contaminados e velhos foi uma medida de promoção à saúde que garantiu o fim da transmissão de várias doenças, entre elas a varíola, que na época dizimou centenas de pessoas.


B=pouco efetivas, já que nenhuma ação de promoção à saúde foi realizada para educar e conscientizar a população sobre os seus hábitos de vida e sobre a ação benéfica e preventiva da vacinação.


C=pouco efetivas, pois o valor da vacina era inacessível à maioria da população e os que podiam pagar não foram conscientizados sobre os benefícios desta.


D=totalmente efetivas, pois em caso de doenças contagiosas deve-se queimar objetos contaminados e promover a vacinação da população, sendo estas ações respectivamente de promoção a saúde e prevenção à doença.


E= efetivas em partes, pois a ação preventiva de invadir casas e queimar objetos da população foi inútil, já que não houve uma ação de conscientização associada. A vacinação, no entanto, foi um bom método de promoção à saúde.​

Soluções para a tarefa

Respondido por erikeichner
0

Resposta:

No caso podemos afirmar que foi a revolta da vacina.

Isso porque o texto do enunciado diz respeito a um evolução no quesito médico sanitário que houve no início do século XX. Tal evolução permitiu a diminuição da quantidade de mortes ocorridas e aumento da natalidade

No entanto, a obrigatoriedade da vacina entre a população foi vista com maus olhos tendo em vista que a crença na época era que a vacina era a própria causadora da doença.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes