Leia o trecho a seguir. A queda da União Soviética e do modelo soviético foi traumática não só para os comunistas como também para todos os socialistas, quando nada porque, como todos os seus defeitos patentes, fora a única iniciativa que lograra realmente construir uma sociedade socialista. Produzira também uma superpotência que durante quase meio século atuou como um contrapeso global aos velhos países socialistas. Nesses dois aspectos, seu insucesso, para não falar de sua evidente inferioridade em relação ao capitalismo liberal ocidental na maioria dos aspectos, foi manifesto, mesmo para aqueles que não participavam do triunfalismo dos ideólogos de Washington depois de 1989. HOBSBAWN, Eric. Como mudar o mundo: Marx e o marxismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 347.O autor do texto procura argumentar que *
A) a crise do socialismo soviético enfraqueceu sua força ideológica no mundo ocidental ao demonstrar suas fragilidades e inconsistências.
B) a disputa entre os modelos capitalistas e socialistas ganhou força nos debates políticos depois da queda do muro de Berlim.
C) o capitalismo liberal é o melhor modelo político e econômico para a organização das nações ocidentais, o que exclui o socialismo da arena política atual.
D) o fim do socialismo soviético representou a derrocada dos embates ideológicos característicos do período da Guerra Fria.
ferdsfalandooliveira:
SOCORRRROOO
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
A) a crise do socialismo soviético enfraqueceu sua força ideológica no mundo ocidental ao demonstrar suas fragilidades e inconsistências.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes