Sociologia, perguntado por GAC, 11 meses atrás

Leia o trecho a seguir:

“A principal razão para a dependência dos favelados com relação ao sistema político parece ser a vulnerabilidade de seu status como habitantes urbanos. Favelados são os cidadãos-hóspedes das metrópoles latino-americanas, como os imigrantes estrangeiros são os cidadãos-hóspedes das economias capitalistas avançadas” (Castells, 1983)

Segundo a análise de Castells,a vulnerabilidade social da população habitante da periferia urbana é utilizada, muitas vezes, pelo sistema político não como um problema a ser resolvido, mas sim como uma condição necessária para certos interesses. Analise os itens a seguir:

I. a vulnerabilidade de moradores de favela é utilizada para retroalimentar políticas de segurança mais severas, nos quais construtoras e seguradoras lucram com a insegurança dos cidadãos.

II. O sistema político tem interesse em manter o acirramento da questão social urbana porque mantém uma massa de mão-de-obra barata.

III. A falta de resolutividade do da questão social urbana demonstra a pouca autonomia e a fragilidade dos movimentos por moradia frente ao sistema político vigente.

IV. Os países de capitalismo avançado recebem com hospitalidade os emigrantes estrangeiros porque eles vão ocupar os postos de trabalho que os habitantes de periferia não têm qualificação para fazê-lo.

Assinale os itens que explicam corretamente o trecho citado acima:

Escolha uma:
a. I. correto; II. Correto; III. correto; IV. errado
b. I. correto; II. correto; III. errado; IV. errado
c. I. correto; II. errado; III. correto; IV. Errado
d. I. errado; II. Correto; III. correto; IV. errado

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

A alternativa A está correta.

Castells dialoga sobre a interação do homem com a sociedade em rede, e, dentro desta perspectiva, ele busca compreender quais os reflexos dessa relação com o espaço o qual vivemos. 

Notamos que as formas de controle tradicionais estão se dissolvendo, e, assim, o sistema político atual está em uma crise profunda de legitimidade e representatividade em diversos países, como por exemplo a crise que vivemos no Brasil. 

Deste modo, o controle social em relação as tecnologias, estão aumentando as capacidades do estado autoritário, podendo assim moldar e se contrapor as mobilizações democráticas sociais, podendo assim ser utilizadas em seu bel prazer. 

Perguntas interessantes