Leia o trecho a seguir.
“A leve recuperação econômica observada nos últimos dois anos no Brasil não se refletiu de forma igual entre os diversos segmentos sociais. Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas no país) cresceu 1,1% em 2017 e 2018, após as quedas de 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016, o rendimento dos 10% mais ricos da população subiu 4,1% em 2018 e o rendimento dos 40% mais pobres caiu 0,8%, na comparação com 2017.”
NITAHARA, A. Extrema pobreza e desigualdade crescem há 4 anos, revela pesquisa. Agência Brasil. 2019. Disponível em:
RESPOSTA CORRETA As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma conclusão correta da I.
Soluções para a tarefa
Embora as proposições sobre o PIB e a desigualdade social não tenham sido apresentadas aqui, vamos discutir sobre o texto.
Qual a relação entre o crescimento econômico e a extrema pobreza?
O texto afirma que a partir do ano de 2017, o Brasil começou a apresentar melhorias econômicas, levando a uma leve recuperação. Ou seja, o PIB, que é o índice mais utilizado no cotidiano para avaliação do crescimento da economia nacional, apresentou aumento, ainda que discreto.
O que se espera, naturalmente, é um aumento no rendimento de toda a população, porém a realidade foi de um aumento no rendimento dos mais ricos, enquanto o dos mais pobres teve, na verdade, uma queda. Isso indica que a extrema pobreza e a desigualdade social não seguem o mesmo fluxo da riqueza de um país, mas sim o oposto, de forma que só tendem a aumentar.
Continue estudando sobre economia nacional em https://brainly.com.br/tarefa/24875307
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma conclusão correta da I.
Explicação:
certa