História, perguntado por tammygreymillar, 11 meses atrás

Leia o trecho a seguir:

"A Corte Interamericana de Direitos Humanos (IDH) analisa atualmente cerca de 200 casos que pedem a responsabilização de algum estado brasileiro por desrespeito à Convenção Americana de Direitos Humanos. Diante disso, o governo brasileiro passou a articular ações de advocacia preventiva para dar suporte à defesa dos estados nos processos. Por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), o governo participa da Rede de Advocacias Públicas para o Aprimoramento da Atuação do Brasil no Sistema Interamericano de Direitos Humanos (Rede SIDH) e atua preventivamente orientando os gestores estaduais a evitar responsabilizações futuras por parte da Corte IDH."

Fonte: LEITÃO, Matheus. Corte Interamericana analisa cerca de 200 casos de suposta violação aos direitos humanos por estados brasileiros. Blog do Matheus Leitão. G1 - Política. 2018. Disponível em: .


O enunciado acima refere-se ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos, importante mecanismo de prevenção a violações dos Direitos Humanos no continente Americano. Tendo isso em conta e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, análise as afirmações abaixo sobre esse mecanismo:

I. A Carta de criação da OEA (1948) e a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (1948) foram responsáveis por estabelecer instituições e mecanismos específicos para a proteção dos Direitos Humanos nas Américas.

II. O fato de que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos surgiu de um tratado internacional proporcionou à instituição bases sólidas de atuação no continente desde a sua criação na década de 1950.

III. O regime de proteção aos Direitos Humanos no continente americano que se funda na Convenção Americana sobre os Direitos Humanos (CADH) pode ser compreendido como o coração do Sistema Interamericano dos Direitos Humanos.

IV. A importância da comissão Interamericana de Direitos Humanos não se limita apenas ao seu caráter preventivo quanto às violações dos Direitos Humanos nas Américas, como também no fato de que ela buscou incentivar os Estados a harmonizarem as suas legislações com o que é previsto em tratados internacionais sobre os Direitos Humanos.

A Apenas as afirmações I, II e III estão corretas
B Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas
C Apenas as afirmações II e III estão corretas
D Apenas as afirmações III e IV estão corretas
E Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
7

A alternativa correta é a E.

I – VERDADEIRA. A partir da criação desses institutos de proteção dos direitos humanos, com a assinatura dos tratados internacionais e também da OEA, de onde derivou e constitui-se de um órgão principal.

II – VERDADEIRA. O estabelecimento de tratados internacionais para sua criação foi de suma importância para a adesão geral dos países.

III – FALSO. O regime de proteção aos direitos humanos no continente americano se funda na Declaração Americana de Direitos e Deveres do Homem.

IV – VERDADEIRA. Além disso, eles podem realizar visitas in loco nos países para aprofundar a observação, além de estimular a consciência dos direitos humanos.


ruisouzaneto: Errado!I - Nem a Carta da OEA nem a Declaração Americana estabeleceram órgãos e mecanismos específicos para a proteção dos direitos humanos nas Américas.
rodrigocarlos1978: Errado mesmo, Apenas as afirmações III e IV estão corretas. Como se pode observar no livro base, a afirmação III está correta porque o regime internacional de proteção aos Direitos Humanos que de funda na Convenção Americana sobre os Direitos Humanos (CADH) pode ser compreendido como o coração do Sistema Interamericano dos Direitos Humanos (p. 130). A afirmação IV
Respondido por rom123
13

Resposta:

A RESPOSTA CERTA DESSE DEMONIO É A LETRA D , ESSA PESSOA AI ME FEZ ERRAR A TAREFA !!!!

Explicação:

Perguntas interessantes