Leia o trecho a seguir:
“A contradição vista corretamente por Marx, entre burguesia e proletariado conduz o segundo a lutar contra a sua exploração apenas nos limites da existência do capitalismo, o que não elimina a exploração, mas tende a aperfeiçoá-la e perpetuá-la. Sendo assim o crescimento do proletariado consolidaria a formação social capitalista, sob os aspectos econômico, político e ideológico.”
Fonte: FRANÇA, T. Escombros do muro de Berlim sobre a esquerda brasileira. Rio de Janeiro: Maud X Editora Ltda., p. 77.
O trecho acima traz uma definição sobre as contradições entre a Burguesia e o Proletariado dentro do sistema capitalista. Considerando essas informações e o conteúdo estudado referente aos antecedentes do desenvolvimento e o pensamento da CEPAL, é possível afirmar que o surgimento de movimentos sociais, pós-desenvolvimentismo burguês, está no mesmo contexto para a introdução do:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Populismo
Explicação:
.
Resposta:
populismo.
Explicação:
Um aspecto importante a ser mencionado é o fato de que a introdução desse projeto desenvolvimentista burguês despertou o surgimento de movimentos sociais oriundos dos processos de urbanização, o crescimento do proletariado e as ideias democráticas pós Segunda Guerra Mundial. É nesse contexto que o populismo é introduzido ao projeto, com uma alteração nas forças dominantes em prol dos segmentos industriais, além do processo institucional do poder político das classes populares.
Você pode estar se questionando: qual a consequência destas alterações? Ao longo dos anos 1950 houve uma retração significativa das atividades agroexportadoras, entretanto, as diversas distinções políticas causaram a falsa impressão de que o populismo defenderia os anseios populacionais das ações imperialistas da elite brasileira.