Leia o trecho a seguir:
“A CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e o Caribe) é uma das cinco comissões econômicas das Nações Unidas (ONU), criada em 1948 com o objetivo de monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região da América Latina, assessorando ações encaminhadas para sua promoção.”
Fonte: OLIVEIRA, J. J. Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL). Uol, mar. 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 Jun 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o nacional-desenvolvimentismo, analise os pilares das soluções do pensamento cepalino a seguir e associe-as com as suas respectivas características:
1) Industrialização.
2) Intervenção Estatal.
3) Nacionalismo.
4) Comissão Mista Brasil-Estados Unidos.
( ) Na visão cepalina, o governo é o responsável por promover uma infraestrutura para o desenvolvimento econômico.
( ) As teorias do pensamento cepalino defendiam um processo de industrialização que visava substituir as importações custosas.
( ) A CEPAL defendia o seu desenvolvimento direcionado para o mercado interno.
( ) Serviu de base para as metas do governo Juscelino Kubitschek.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
2, 3, 1, 4
Explicação:
Resposta:
resposta correta : 2, 3, 1, 4
Explicação:
INDUSTRIALIZAÇÃO
A CEPAL defendia a ideia de desenvolvimento industrial para o mercado interno, aliado à implementação de uma reforma agrária e uma alocação de recursos que garantisse um determinado nível de produtividade.
INTERVENÇÃO ESTATAL
Na visão cepalina, o Estado assume a condição de agente principal da economia, responsável por promover uma infraestrutura para a expansão industrial e o direcionamento dos recursos internos.
NACIONALISMO
Segundo as teorias do pensamento cepalino, o processo de industrialização passa a ser nacionalizado, pois visa substituir as importações custosas, primeiro buscando o capital estrangeiro para incentivar o setor e, posteriormente, se desenvolvendo de maneira autônoma.