leia o trecho a seguir: O USO DE CELULAR NO TRÂNSITO TAMBÉM É UM RISCO PARA OS PEDESTRES.É CADA VEZ MAIS COMUM O REGISTRO DE ATROPELAMENTOS DE PESSOAS QUE ESTAVAM DISTRAÍDOS COM O SEU SMARTPHONE NO MOMENTO DE ATRAVESSAR UMA RUA OU UM CRUZAMENTO. A)HÁ UM ERRO GRAMATICAL NESSA ORAÇÃO.IDENTIFIQUE-O
Soluções para a tarefa
Erro de concordância nominal...o correto é: "O uso de celular no trânsito também é um risco para os pedestres. É cada vez mais comum o registro de atropelamentos de PESSOAS que estavam DISTRAÍDAS com o seu smartphone no momento de atravessar uma rua ou um cruzamento"
Explicação: Se um nome se encontra, por exemplo, no masculino singular, o adjetivo que lhe está anteposto ou posposto deve também ser equivalente em gênero e número. O mesmo deve acontecer com o determinante. Veja o exemplo: "pessoas distraídas", "pessoa distraída" - o adjetivo (distraída) concorda com o número e gênero do nome (pessoa).
Simplificando: A palavra "pessoas" é feminina e está no plural na frase, então o adjetivo "distraído" tem que passar a ser no feminino plural também para haver a concordância nominal. Ficando assim "pessoas distraídas".
Espero ter ajudado.