Leia o trecho:
A partir do cálculo de índices utilizados na análise das demonstrações contábeis foram desenvolvidos modelos de previsão de insolvência, visando informações acerca do desempenho futuro das empresas (Andrade & Lucena, 2018). Para Pinheiro et al. (2007), esses modelos têm o objetivo de identificar problemas potenciais e emitir sinais de alerta, utilizando dados passados para prescrever acontecimentos futuros. Conforme Castro Júnior (2003, p. 20), “para mensurar as reais chances de uma empresa estar caminhando para uma atuação de dificuldades financeiras e com risco de inadimplência e/ou falência, os pesquisadores passaram a utilizar modelos estatísticos que proporcionassem uma avaliação com precisão”.[...]
Fonte: Marin, Soares, Degenhart e Krüger (2020).
Considerando o tema dado e os conteúdos abordados nas aulas, acerca dos modelos de previsão de insolvência, analise as afirmativas a seguir dos tipos de modelos com as respectivas características.
I. A Análise Discriminante considera um conjunto de indivíduos, no qual se observa uma característica qualitativa que utiliza duas ou mais modalidades.
II. O Modelo de Altman propõe a utilização da técnica multivariada para realizar previsões de falência de empresas.
III. O Modelo Kanitz é idealizado a partir da análise do fator de insolvência, ponderando pesos de índices de liquidez, de endividamento e de rentabilidade.
IV. O Modelo Pereira e Silva leva em conta as características locais, de maneira a assumir características típicas para setores diferentes.
São corretas as afirmativas:
A
Afirmativas I, apenas.
B
Afirmativas II, apenas.
C
Afirmativas I e III.
D
Afirmativas I, II, III e IV, apenas.
E Afirmativa III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E.
Afirmativa III.
Explicação:
Resposta:
letra D
Explicação: Comentário: As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras, pois a metodologia estatística de análise discriminante leva em conta um conjunto de indivíduos, no qual se observa uma característica qualitativa que utiliza duas ou mais modalidades. Em 1979, um estudo de Altman, Baidya e Dias propôs um modelo quantitativo para classificação e previsão de problemas financeiros em empresas, ajustando às condições brasileiras as variáveis financeiras adotadas no modelo original de Altman. O modelo propôs a utilização da técnica da análise discriminante multivariada para prever a falência de organizações empresariais. O modelo Kanitz é baseado na análise do fator de falência das companhias, a partir de pesos de alguns índices de liquidez, de endividamento e