Leia o texto..
Vista de longe, de um vago senso comum, a América Latina é uma região com forte presença de negros no Brasil, de índios na Bolívia, no Peru e no Equador e de brancos na Argentina, no Uruguai e no Chile. Esse esboço de retrato da etnia latino-americana foi construído ao longo dos séculos, desde a colonização espanhola e portuguesa no século 16. Mas o surgimento e o avanço da ideia de diversidade cultural e de respeito aos direitos humanos ampliaram a presença na foto dos afrodescendentes e estão reconstituindo a história dos escravos negros que ajudaram a colonizar a região de uma ponta à outra, do México à Patagônia.
[...]
Revisitando a história oficial, pesquisadores e instituições internacionais estimam que na América Latina e no Caribe existam 150 milhões de afrodescendentes, quase 30% de todos os habitantes da região. Ou seja, o sangue negro corre em quase um terço da população latino-americana.
Assinale as alternativas que indiquem conclusões corretas a partir dos argumentos apresentados pelo autor associados aos seus conhecimentos sobre o assunto.
A
A formação da população americana foi um processo histórico longo, fortemente alterado a partir do século XV, com a chegada dos europeus.
B
O fato de ter, entre sua população, cerca de 30% de afrodescendentes mostra que essa parcela é minoritária e pouco expressiva na população americana.
C
Antigos “donos” das terras americanas, a população indígena no continente atualmente é expressiva apenas em algumas regiões ou países.
D
Se o autor, ao invés de caracterizar a população na América Latina, tratasse da população de todo o continente, teria de mudar totalmente seus argumentos.
E
O autor deveria destacar que a vinda dos europeus foi voluntária, não compulsória, como no caso dos africanos.
(PODE SER MAIS DE UMA)
Soluções para a tarefa
A alternativa correta, mais adequada com a realidade do continente americano compreende a letra d. Se o autor, ao invés de caracterizar a população na América Latina, tratasse da população de todo o continente, teria de mudar totalmente seus argumentos.
O autor evidentemente retrata a América latina como porção do continente americano que apresenta diversidade cultural evidente, dotada de negros, indígenas, além de demais elementos que foram essenciais para formação da atual conformação populacional.
Entretanto, caso a abordagem fossem mais geral com relação ao continente Americano como um todo, seria determinante que o autor alterasse o discurso, adequando-o à realidade.
Resposta: pelo que eu entendo de historia e sim a
A E
Explicação elas estao certas so que tem mais uma que nao sei