Ed. Moral, perguntado por ilzabeteribeiro77, 10 meses atrás

LEIA O TEXTO: TOLERÂNCIA

Tolerância é a capacidade de aceitar o diferente. Não confundir com o divergente. Intolerância é não suportar a pluralidade de opiniões e posições, crenças e ideias, como se a verdade fizesse morada em mim e todos devessem buscar a luz sob o meu teto. Conta a parábola que um pregador reuniu milhares de chineses para pregar-lhes a verdade. Ao final do sermão, em vez de aplausos houve um grande silêncio. Até que uma voz se levantou ao fundo: "O que o senhor disse não é a verdade". O pregador indignou-se: "Como não é verdade? Eu anunciei o que foi revelado pelos céus!" O homem retrucou: "Existem três verdades: A do senhor, a minha e a verdade verdadeira. Nós dois, juntos, devemos buscar a verdade verdadeira".
Só os intolerantes se julgam donos da verdade. Todo intolerante é um inseguro. Por isso, aferra-se a seus caprichos como um náufrago à tábua que o mantém à tona. Ele não é capaz de ver o outro como outro. A seus olhos, o outro é um concorrente, um inimigo ou um potencial discípulo que deve acatar docilmente suas opiniões. O tolerante evita colonizar a consciência alheia. Admite que, da verdade, ele aprende apenas alguns fragmentos e que ela só pode ser alcançada por esforço comunitário.
Pode-se aplicar ao tolerante o perfil descrito por São Paulo no Hino ao Amor da 1ª carta aos Coríntios (13, 4-7): "É paciente e prestativo, não é invejoso nem ostenta, não se incha de orgulho e nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita nem guarda rancor. Não se alegra com a injustiça e se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." O tolerante não desata tempestade em copo d’água. Ele jamais cede quando se trata de defender a justiça, a dignidade e a honra. Das intolerâncias, a mais repugnante é a religiosa, pois divide o que Deus uniu.
Grande parte das guerras que acontecem hoje, são porque um não aceita a escolha religiosa do outro. Na verdade isso deixa DEUS em segundo plano. Quem somos nós para, em nome de Deus, decretar se esses são os eleitos e, aqueles, os condenados? Outros tipos de intolerância são: a homofobia, a étnica, racial e etc. Só o amor torna um coração verdadeiramente tolerante. Porque quem ama não contabiliza ações e reações do ser amado e faz da sua vida, um gesto de doação.

*Qual o tema global do texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por conteudoeducativo
2

Resposta:

Que todos devem ser tolerantes uns com os outros.

Explicação:

Não tolerante de suportar as pessoas, mas respeitá-la como ser humana! Respeitar suas opiniões, seus gostos, suas atitudes e suas religiosidades. Todos tem uma opinião diferente, às vezes não concordamos com as dos outros, e nem os outros com as nossas, mas devemos ser tolerantes e respeitar as opiniões dos outros. Isso é ser tolerante!

ps:espero ter ajudado!

Perguntas interessantes