Leia o texto. Sobre a tirinha da Mafalda, assinale a alternativa que apresenta uma análise INCORRETA. Escolha uma: a. O vocábulo “droga”, terceiro quadrinho, passou pelo processo de derivação imprópria e, no contexto, apresenta-se como interjeição. b. O uso do pronome demonstrativo “este”, no primeiro quadrinho, justifica-se por se referir a algo que ainda vai ser apresentado no próximo quadrinho. c. O segundo quadrinho apresenta uma quebra de expectativa em relação ao que expressa o adjetivo presente no primeiro. d. Se substituirmos o pronome “nós”, no sexto quadrinho, por “as crianças”, o verbo poderá ser flexionado na primeira pessoa do plural.
Soluções para a tarefa
Parece que você se esqueceu de colocar a tirinha. Segue em anexo.
a. Verdadeiro - Originalmente, "droga" é um substantivo, mas na tira não se refere à substância ilícita. É apenas uma expressão de raiva. Portanto, uma interjeição.
Quando uma palavra muda de classe gramatical, temos um caso de derivação imprópria.
b. Verdadeiro - Mafalda se refere ao livro, mas ele só é apresentado de fato no segundo quadrinho. Por isso, o emprego do pronome "este", que se refere a algo que ainda está por vir.
c. Verdadeiro - Como Mafalda se refere ao livro com o adjetivo "novo", imaginamos que o livro traga uma história inédita, diferente. Mas o que vemos é a mesma construção típica das histórias infantis ("Num país distante vivia um ogro...").
d. Falso - Se substituirmos "nós" por "as crianças", o verbo deverá ficar na terceira pessoa do plural, assim: "Não são as crianças?"
Alternativa D.