Leia o texto sobre "A Conjuração Mineira" e a Conjuração Baiana, depois responda as questões abaixo:
Os mais importantes movimentos revoltosos do século XVIII foram a conjuração mineira e a conjuração baiana, as quais possuíam, além do caráter econômico, uma clara conotação política. A conjuração mineira, ocorrida em 1789, também em Vila Rica, foi liderada por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que terminou preso e enforcado, em 1792. Pretendia, entre outras coisas, a independência e a proclamação de uma república (no caso não a independência de todo o país, mas apenas da vila rica). Nesta revolução participou uma classe mais alta, que não estava tão ligada a classes populares como a conjuração Baiana, o caso de Minas, os mineradores de Vila Rica e outros membros da elite mostravam-se insatisfeitos com a política fiscal e a cobrança da derrama. A conjuração baiana também chamada revolução dos alfaiates, devido à participação de grande número de elementos das camadas populares (artesãos, soldados, negros libertos), ocorrida em 1798, tinha ideias bastante avançadas para a época, inclusive a extinção da escravidão. Seus principais líderes foram executados. Mais tarde, estourou outro importante movimento de caráter republicano e separatista, conhecido como revolução pernambucana de 1817. Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. Por vezes, chamamos esses movimentos de contestação de “emancipacionista” e esta é a primeira grande semelhança, mas temos outras: ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e no caso da conjuração baiana, houve também houve forte influência da revolta do Haiti “que fora liderada por ex-escravos” e pelas ideias republicanas; além disso, há também a questão dos altos impostos – cada movimento, à sua maneira, sofria com este problema. Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas. No entanto, a despeito de um projeto de nação independente, vemos que a Conjuração Baiana e a Inconfidência Mineira não se separaram apenas por um hiato temporal. A falta de comunicação entre os centros de colonização e a ausência de um sentimento nacional anula qualquer possibilidade de se considerar que tais revoltosos se sentiam integrantes de uma nação que merecia a sua independência. Na maioria dos casos, a autonomia era projetada em esfera local.
1º) Quais eram as pretensões da revolução Mineira? Quem participou dessa revolução?
--‐-------------------------------------------------------------------------------------------
2º) Por que os membros da Elite de Vila Rica estavam insatisfeitos com as políticas da metrópole Portugal?
---------‐------------------------------------------------------------------------------------
3º) Descreve qual a principal diferença dos grupos que participaram da Conjuração Mineira e da Conjuração Baiana?
‐---------------------------------------------------------------------------------------------
4º) Quais foram os dois motivos que influenciaram a conjuração mineira? E porque a revolução do Haiti influenciou a Conjuração Baiana?
‐---------------------------------------------------------------------------------------------
pfv me ajudaaa
Soluções para a tarefa
Explicação:
1-Pretendia, entre outras coisas, a independência e a proclamação de uma república (no caso não a independência de todo o país, mas apenas da vila rica). Nesta revolução participou uma classe mais alta, que não estava tão ligada a classes populares. Os principais integrantes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, os poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, além do padre Rolim.
2-mineradores de Vila Rica e outros membros da elite mostravam-se insatisfeitos com a política fiscal e a cobrança da derrama
3- A principal diferença é que a conjuração mineira a grande maioria era as elites, na conjuração baiana era de grande maioria um movimento popular e de classes baixas.
4-ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e no caso da conjuração baiana, houve também houve forte influência da revolta do Haiti “que fora liderada por ex-escravos.
Todas as respostas retiradas no texto.
Espero ter ajudado (•‿•)