Português, perguntado por lukaovillareal, 1 ano atrás

Leia o texto seguinte Tecer um texto para interpretar e identificar o mecanismo de construção de sentidos.

A palavra texto provém do latim textum, que significa tecido, entrelaçamento. O texto resulta da ação de tecer, de entrelaçar unidades e partes a fim de formar um todo inter-relacionado. Disso resulta a textura ou tessitura de um texto: a rede de relações que garante sua coesão (unidade). Para esse trabalho de tecelão do produtor de textos escritos, devem-se levar em conta quatro elementos centrais: a repetição, a progressão, a não contradição e a relação. O texto final deve resultar da ação de tecer uma sequência de elementos não contraditórios que se relacionam entre si, apresentados, gradativamente, por meio de um movimento que combina repetição e progressão. A escolha do tipo de texto depende da intenção de quem escreve, seleciona e combina os elementos, para atingir o objetivo da mensagem. Corrigir é a fase final da produção para avaliar a consciência de falhas e do que fazer para superá-las.

De acordo com a leitura do trecho anterior, a coerência, ou seja, a não contradição é um dos fatores que assegura a textualidade como resultado final. Analise as afirmações para escolher a alternativa correta sobre esse mecanismo de construção textual.

I – Tecer uma sequência de elementos verbais não contraditórios.

II – Relacionar elementos verbais entre si por meio de palavras e expressões que recuperam e ou antecipam ideias.

III – Apresentar informações ora pela repetição de termos, ora pelo acréscimo de afirmações contraditórias de forma alternada.

IV – O tipo de texto e a intenção de quem escreve determinam a coerência dos elementos de forma a atingir os objetivos da avaliação.

Escolha uma:
a. Apenas I e III estão corretas
b. Apenas III e IV estão corretas
c. Somente II, III são corretas
d. Apenas I e IV estão corretas
e. Somente I e II são corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por inglesgus
27

A coerência textual é o elemento que faz com que o texto não tenha informações que se contradizem.

Ex. - Em um texto temos o seguinte parágrafo:

O meio-ambiente é muito impactado pelas ações do ser humano. Despejo de detritos de forma descontrolada e sem tratamento é um dos fatores que contribuem para isso.

e, um pouco depois, este parágrafo:

A única forma de resolvermos essa questão é solucionar o problema do lixo. Assim, poderemos ter um mundo sem poluição e suas consequências.

Se compararmos os dois parágrafos e as partes destacadas, vamos ver que não existe coerência textual entre os dois.

No primeiro, dizemos que o despejo de detritos é um dos fatores que trazem o impacto ao meio-ambiente. Mas alguns parágrafos depois, o texto conclui dizendo que solucionar o problema do lixo é a única forma de resolver a questão do impacto ao meio ambiente.

Isso não faz sentido, já que mostra que os dois parágrafos têm ideias diferentes - por mais que pareçam iguais numa leitura rápida.

A coerência textual se dá de várias formas, como sua dúvida mostra nas alternativas a escolher. Ao tecermos um texto, ele precisa ter suas palavras - os elementos verbais - em sequência que não se contradigam, levando ao leitor sempre a mesma ideia por todo corpo textual, diferente do que o exemplo de cima mostra.

Mas não é apenas isso, pois precisamos também que o tipo de texto e a intenção de quem escreve estejam em acordo com os elementos usados para atingir os objetivos da avaliação. Não tem coerência textual uma notícia de jornal em forma de poema, por exemplo.

Por isso, chegamos à conclusão que a opção correta é a (d), já que os pontos II e III são incorretos. Não se deve acrescentar afirmações contraditórias num texto coerente, e conectar os elementos verbais usando palavras e expressões que recuperam ou antecipam ideias é coesão textual, não coerência.

Veja aqui outra resposta que explica a diferença entre coesão e coerência textual: https://brainly.com.br/tarefa/3943000

Perguntas interessantes