Direito, perguntado por giilops75, 5 meses atrás

Leia o texto que segue e em seguida cumpra o que se pede.
Ao se iniciar o estudo de Teoria Geral do Estado, vem muito a propósito ressaltar a advertência de RALPH FUCHS, enfatizada por EDGAR BODENHEIMER, a respeito da necessidade de se preparar o profissional do Direito para ser mais do que um manipulador de um processo técnico, formalista e limitado a fins imediatos. O de que mais se precisa no preparo dos juristas de hoje é faze-los conhecer bem as instituições e os problemas da sociedade contemporânea, levando-os a compreender o papel que representam na atuação daqueles e aprenderem as técnicas requeridas para a solução destes. Evidentemente - acrescenta BODENHEIMER - certas tarefas a serem cumpridas com relação a esse aprendizado terão de ser deixadas às disciplinas não jurídicas da carreira acadêmica do estudante de Direito.
Há, nessa referência, três pontos que devem ser ressaltados: a)é necessário o conhecimento das instituições, pois quem vive numa sociedade sem consciência de como ela está organizada e do papel que nela representa não é mais do que um autômato, sem inteligência e sem vontade; b) é necessário saber de que forma e através de que métodos os problemas sociais deverão ser conhecidos e as soluções elaboradas, para que não se incorra no gravíssimo erro de pretender o transplante, puro e simples, de fórmulas importadas, ou a aplicação simplista de idéias consagradas, sem a necessária adequação às exigências e possibilidades da realidade social; c) esse estudo não se enquadra no âmbito das matérias estritamente jurídicas, pois trata de muitos aspectos que irão influir na própria elaboração do direito.
E tudo isso está situado entre os objetos da Teoria Geral do Estado, que, embora não deixe de apreciar os aspectos jurídicos deste, vai além disso, cuidando também dos aspectos não-jurídicos, uma vez que se dedica ao estudo do Estado em sua totalidade atendo-se apenas quando surge o direito legislado, ou seja, formalmente positivado. (DALARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.).
Elabore um texto dissertativo com 15 linhas e três parágrafos, no mínimo, discutindo a lição do Dallari, refletindo sobre os principais desafios para o exercício da moderna advocacia.

Soluções para a tarefa

Respondido por tiagocicilio
2

Para Dalmo de Abreu Dalari, a Teoria Geral do Estado apresenta alguns elementos essenciais para o enfrentamento dos desafios para o exercício da moderna advocacia, porque é uma forma de preparar o jurista para além da manipulação do texto legislativo, tratando-se de um chamado para a superação do perfil técnico-formalista que as faculdades de direito têm formado ao decorrer das décadas.

A advocacia na contemporaneidade

Uma das críticas mais contundentes da formação de juristas tem sido a respeito do conteúdo constitutivo do profissional moderno, pertencendo a uma sociedade complexa, com problemas graves e profundos, os quais não são resolvidos ou solucionados com velhas e rasas fórmulas.

Isso quer dizer que conhecer a letra da lei sem saber o necessário sobre as instituições políticas e sociais, a organização do Estado e seu papel e objetivo, só torna o jurista um alienígena, sem inteligência e sem vontade, sem poder de transformação do meio.

Há, de fato, uma função social que requer o conhecimento acurado dos problemas sociais e uma mentalidade criativa, capaz de pensar e elaborar soluções adequadas, não de aplicar institutos antiquados ou transplantar fórmulas estranhas e simplista.

A necessária adequação às exigências e possibilidades da realidade social também pressupõe um espírito inquieto e conhecimentos multidisciplinares. Isto é, que as matérias estritamente jurídicas sejam apenas uma parte da formação do jurista contemporâneo, porque há muitos aspectos e perspectivas caros a própria elaboração do direito.

Continue estudando sobre Teoria Geral do Estado em: https://brainly.com.br/tarefa/2615502

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes