Leia o texto que segue: “A liderança de um Estado ou de um partido por homens que (no sentido econômico da palavra) vivem exclusivamente para a política, e não da política, significa necessariamente um recrutamento “plutocrático” (plutocracia significa governo da riqueza, ou seja, trata-se de um sistema político em que o poder está concentrado nas mãos dos indivíduos que são detentores das fontes de riqueza da sociedade) das principais camadas políticas. Na verdade, isto não quer dizer que essa liderança plutocrática significa, ao mesmo tempo, que as camadas politicamente dominantes não buscaram também viver “da” política e, portanto, que a camada dominante não explorará, habitualmente, seu domínio político em favor de seu próprio interesse econômico. Tudo isso é indiscutível, naturalmente. Jamais houve uma camada que não tivesse, de alguma forma, vivido “da” política.” (FSCE UniCesumar, Ética e Política, 2016, p. 14)
De acordo com o material de estudo, com relação aos dois modos principais pelos quais alguém pode fazer da política a sua vocação, é correto afirmar que:
I. Quem vive “para” a política faz dela a sua vida, num sentido interior, com a consciência de que sua vida tem sentido a serviço de uma “causa”.
II. Quem luta para fazer da política uma fonte de renda permanente, vive “da” política como vocação, ao passo que quem não age assim vive “para” a política.
III. O político profissional que vive “da” política pode ser um “funcionário” assalariado.
IV. O político profissional que vive “da” política não pode ser um “funcionário” assalariado.
Estão corretas:
ALTERNATIVAS
Apenas I, III e IV.
Apenas II e IV.
Apenas II e III.
Apenas I, II e III.
Todas as assertivas.
Responder
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Eu respondi a alternativa D ( I,II e III)
Respondido por
12
resposta correta.I, II, e III
Perguntas interessantes
Física,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás