Português, perguntado por telryanick, 1 ano atrás

Leia o texto poético seguinte:
Subi a porta e fechei a escada.
Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.
Desliguei a cama e deitei-me na luz
Tudo porque
Ele me deu um beijo de boa noite...
(Autor anônimo)
A partir da leitura realizada no material teórico sobre Coesão e Coerência, apresente sua opinião e discuta com seus colegas :
Podemos dizer que esse texto é incoerente? É possível descobrir nele alguma unidade de sentido? Serve para “dizer alguma coisa”? Se sim, quais sentidos podemos atribuir a ele? Qual a estratégia usada pelo autor para dizer o que disse e com que intenção?

Soluções para a tarefa

Respondido por VHGR
2
Por mais que pareça sem sentido ela tem sim um sentido, exatamente pela última frase a ser dita. Ela foi dita de forma clara e precisa de algo que desconcertou a pessoa:
"Ele me deu um beijo de boa noite"

Algo que ela não estivesse acostumada? Algo que ela esperava há muito tempo? Uma afronta? Algo que teria acontecido pela primeira vez?  Algo apaixonante? Um comportamento do outro, estranho a ela. O mais engraçado que lendo o texto você entende muito bem o que ela fez, mesmo que o autor tenha embaralhado os pensamentos do eu lírico por ela ter recebido um beijo. 

E o autor faz isso conosco. Coloca-nos nas mesmas nuvens de confusões desconcertantes que a pessoa está passando.

Quanto à coerência, ele pode passar uma impressão incoerente na grafia e sintaticamente, mas se o âmbito da coerência for compreender o texto, ele para mim está coerente para a reação da personagem.
Perguntas interessantes