Leia o texto poético seguinte:
Subi a porta e fechei a escada.
Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.
Desliguei a cama e deitei-me na luz
Tudo porque
Ele me deu um beijo de boa noite...
(Autor anônimo)
A partir da leitura realizada no material teórico sobre Coesão e Coerência, apresente sua opinião e discuta com seus colegas sobre:
- Podemos dizer que esse texto é incoerente? É possível descobrir nele alguma unidade de sentido? Serve para “dizer alguma coisa”? Se sim, quais sentidos podemos atribuir a ele? Qual a estratégia usada pelo autor para dizer o que disse e com que intenção?
Soluções para a tarefa
Os versos demonstram o estado da mente do pobre autor anônimo: atrapalhado, confuso, desbaratado. No final vem a explicação: foi aquele beijo que o deixou desse jeito. É muito coerente !
Resposta: III e IV.
Explicação:
I- O texto poético apresenta coesão, mas é incoerente. - Errado, porque o texto não apresenta contradições apesar de estar fora de ordem.
II- o texto poético não apresenta coesão, mas é coerente. -Errado, porque apesar de sua coesão falha a coerência faz sentido devido o estado de espirito do eu lirico.
III- aparentemente, a coesão falha, mas a coerência é dada pelo leitor competente. Correto.
IV- as relações entre os elementos do texto poético e a coerência de sentidos se completam pela identificação do estado de espírito eufórico do eu lírico ao realizar as ações. Correto.