Leia o texto, para responder às questões que seguem:
RITOS DE DEZEMBRO
Os Sons de dezembro certamente não são tão suaves como quer o poeta – ao invés das mandolinas, ou dos alaúdes, são as buzinas que marcam o ritmo das cidades. Nos congestionamentos ao redor dos shopping centers e churrascarias. Mas o poeta não erra de todo. Apesar do turbilhão de compras e comemorações, ou, quem sabe, por isso mesmo, dezembro agrada feito aquelas histórias de terror que, ansiosamente, as crianças insistem em ouvir de novo e de novo e ainda outra vez, com ar de quem ser esfalfa de trabalhar.
E há tanto por fazer! Sortear o amigo secreto, escolher os presentes, estar presente à comemoração com os colegas, levar as crianças a ver Papai Noel, escrever cartões de boas festas, preparar a ceia de Natal, visitar os parentes, planejar o réveillon... Não há cristão que aguente – mas não há cristão que dispense. Nada mais estafante, por exemplo, do atravessar as catacumbas coloridas dos shoppings, entre trenós de mentira e preços impecavelmente verdadeiros.
Apenas num dia, cento e vinte mil pessoas desfilaram por um shopping de São Paulo.
A própria correria de dezembro atende a uma necessidade de todo mundo: a preparação da festa, o tempo consumido em atividades improdutivas, o dinheiro deixado nas lojas. A estação do desperdício enriquece a vida, ao interromper a rotina que impera durante o ano todo.
Não há lugar de trabalho onde não se cumpra o ritual do amigo secreto (ou oculto, como se diz no Rio). O costume tem sido também adotado por um número cada vez maior de famílias, seja porque simplifica as idas às lojas, seja porque poupa o orçamento doméstico.
Preparar-se, se não para o próximo ano, ao menos para a última noite deste, é outra das tarefas impecáveis de dezembro. Tão absorvente é esse mister que, antes ainda do Natal, as pessoas já dedicam atenção às questões de onde, como e com quem passar o réveillon.
O que todos procuram, afinal, é uma identificação mais íntima com a família e os amigos, para despertar o espírito de solidariedade habitualmente adormecido.
Autor: Carlos Drummond de Andrade
1. Segundo o texto, porque muitas famílias têm adotado o ritual do “amigo secreto”? *
4 pontos
Para presentear os amigos.
Para comemorar o natal.
Porque poupa o orçamento doméstico.
Porque só é Natal se tiver presente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1. Segundo o texto, porque muitas famílias têm adotado o ritual do “amigo secreto”? *
A) Para presentear os amigos.
B) Para comemorar o natal.
C) Porque poupa o orçamento doméstico.
D) Porque só é Natal se tiver presente.
Resposta = (C)
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás