Leia o texto para responder as questões.
Apesar de terem sido uma colônia inglesa, os Estados Unidos também foram protagonistas da chamada industrialização clássica. A colonização da Nova Inglaterra possibilitou o surgimento de um prematuro mercado consumidor, o que estimulou o desenvolvimento das primeiras indústrias no Nordeste, ainda no final do século 18 Nas últimas décadas do século 19, emergia uma estrutura espacial centralizada por um grande e visível polo industrial: o Manufacturing belt ou Cinturão Fabril (ou industrial), no Nordeste e Grandes Lagos. Essa área forma, atualmente, a maior concentração urbano-industrial do mundo, tendo como uma de suas características a megalópole BOSWASH (formada pelas áreas metropolitanas do eixo Boston-Washington).
Dentre os fatores que permitiram o desenvolvimento de indústrias nessa região, destacam-se: A existência de recursos naturais, notadamente a jazida de minério de ferro nos Grandes Lagos, o que atraiu o desenvolvimento de indústrias siderúrgicas, automobilísticas e ferroviárias - e as jazidas de carvão mineral dos Montes Apalaches, localizadas mais ao sul e de fácil exploração.
a) Destaque as diferenças claras entre o início da industrialização brasileira e a estadunidense.
b) Relacione o desenvolvimento industrial dos Estados Unidos com seu desenvolvimento econômico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apesar de terem sido uma colônia inglesa, os Estados Unidos também foram protagonistas da chamada industrialização clássica. A colonização da Nova Inglaterra possibilitou o surgimento de um prematuro mercado consumidor, o que estimulou o desenvolvimento das primeiras indústrias no Nordeste, ainda no final do século 18 Nas últimas décadas do século 19, emergia uma estrutura espacial centralizada por um grande e visível polo industrial: o Manufacturing belt ou Cinturão Fabril (ou industrial)
Explicação:
a) O desenvolvimento da industrialização dos Estados Unidos da América foi realizado de forma prematura, ainda no século XVIII, enquanto a industrialização brasileira ocorre com mais intensidade apenas a partir do início do século XX.
b) A indústria, para além de sua produção, é uma impulsionadora da urbanização. Logo, são criadas relações sociais e de mercado no entorno das fábricas. Sendo assim, a economia do país cresce não apenas pelas exportações dos produtos industriais, mas também pela criação de mercado interno.
O processo de industrialização
Ao analisarmos a industrialização dos países, percebe-se que esta foi realizada primeiramente nos países da América do Norte e Europa, chegando depois aos países da América Latina, África e Ásia.
As revoluções industriais foram marcos não apenas na produção, mas também no desenvolvimento econômico dos países onde estas ocorreram com mais intensidade.
Para saber mais sobre industrialização, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/49366053
#SPJ2