Leia o texto para responder às questões 3,4,e,5
Gripe espanhola
A gripe espanhola foi o nome que recebeu uma pandemia de vírus influenza que se espalhou pelo mundo entre 1918 e 1919. O surto aproveitou-se da Primeira Guerra Mundial e espalhou-se rapidamente pelo mundo, causando a morte de cerca de 50 milhões de pessoas, embora algumas estatísticas falem em até 100 milhões de mortos.
A doença chegou ao Brasil por volta de setembro de 1918 e espalhou-se por grandes centros, sobretudo por Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. A cidade de São Paulo, por exemplo, pode ter contado com até 350 mil pessoas infectadas. Personalidades importantes da época foram atingidas, como Rodrigues Alves, eleito presidente da República em 1918, mas que não assumiu porque faleceu.
Nos casos mais graves, os pacientes apresentavam graves problemas respiratórios, dificuldade para respirar e, até mesmo, problemas digestivos e cardiovasculares. Foram registradas também pessoas que se recuperaram da doença, mas contraíram de novo com sintomas agravados.
Alguns locais não tomaram as medidas de prevenção necessárias para combater a gripe espanhola e o resultado foi catastrófico. Um caso muito conhecido é Filadélfia, cidade na costa leste dos Estados Unidos que se recusou a seguir as indicações dos especialistas de evitar aglomerações.
Nessa cidade, em setembro de 1918, um desfile dos soldados que estavam sendo enviados para a Primeira Guerra Mundial foi realizado e mobilizou cerca de 200 mil pessoas nas ruas. O resultado foi a disseminação da doença de maneira violenta e a morte de cerca de 16 mil pessoas em um período de aproximadamente seis meses.
Após a leitura deste texto, podemos assumir que:
(5 Pontos)
É impossível que nossa saciedade atual passe por algo parecido, pois aprendemos como nos precaver em casos de surtos de doenças.
É impossível que nossa saciedade atual passe por algo parecido, pois estamos assegurados com a atual estrutura dos serviços de saúde.
É possível fazer uma relação entre o caso da gripe espanhola e uma outra situação atual.
É possível que algo parecido volte a acontecer, mas não na sociedade atual.
Nenhuma das alternativas anteriores. preciso urgente
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A afirmativa correta é a C, visto que é possível fazer uma relação entre o caso da gripe espanhola e uma outra situação atual.
A gripe espanhola foi uma pandemia de vírus influenza que ocorreu entre os anos de 1918 a 1919. Se espalhou devido a primeira guerra mundial e causou a morte de cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
Atualmente, estamos vivendo o surto da pandemia do corona vírus (covid-19), mesmo tendo naturezas diferenças é possível fazermos alguma comparação. Entre elas a rapidez que as pandemias se espalharam pelo mundo, a primeira devido a guerra e a segunda devido a globalização e turismo e comércio entre países.
Bons estudos!
Perguntas interessantes