Leia o texto para responder às questões 1 e 2:
A causa secreta - Machado de Assis
O beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa.
Garcia estava atônito. Olhou para ele, viu-o sentar-se tranquilamente, estirar as pernas, meter as mãos nas algibeiras das calças, e fitar os olhos no ferido. Os olhos eram claros, cor de chumbo, moviam-se devagar, e tinham a expressão dura, seca e fria. Cara magra e pálida; uma tira estreita de barba, por baixo do queixo, e de uma têmpora a outra, curta, ruiva e rara. Teria quarenta anos.
De quando em quando, voltava-se para o estudante, e perguntava alguma coisa acerca do ferido; mas tornava logo a olhar para ele, enquanto o rapaz lhe dava a resposta. A sensação que o estudante recebia era de repulsa ao mesmo tempo que de curiosidade; não podia negar que estava assistindo a um ato de rara dedicação, e se era desinteressado como parecia, não havia mais que aceitar o coração humano como um poço de mistérios
1. O texto é um fragmento de um conto do Realismo, período literário que se contrapõe ao Romantismo. Vemos que neste trecho há um observador. Quem é o observador? *
1 ponto
a) Garcia, que ficou atônito, com a expressão dura, seca e fria diante da cena do beijo.
b) O narrador, que é um narrador-observador e por isso olha atentamente para a cena.
c) Fortunato, que ficou à porta saboreando a dor moral que acontece na cena após o beijo.
d) O narrador, que é um personagem-observador atento a tudo o que acontece na cena.
2. Releia: “Garcia estava atônito. Olhou para ele, viu-o sentar-se tranquilamente, estirar as pernas, meter as mãos nas algibeiras das calças, e fitar os olhos no ferido.” A partir desse fragmento, podemos afirmar que
1 ponto
a) O narrador está em primeira pessoa, observando e onisciente de tudo o que acontece à sua volta para poder contar a história com riqueza de detalhes.
b) O narrador está em terceira pessoa, observando e onisciente de tudo o que acontece à sua volta para poder contar a história com riqueza de detalhes.
c) O narrador é o personagem principal, Garcia, por isso sabe tudo o que acontece na história e conta com riqueza de detalhes.
d) O narrador é o personagem principal, Fortunato, por isso sabe tudo o que acontece na história e conta com riqueza de detalhes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
1. c) Fortunato, que ficou à porta saboreando a dor moral que acontece na cena após o beijo.
2. b) O narrador está em terceira pessoa, observando e onisciente de tudo o que acontece à sua volta para poder contar a história com riqueza de detalhes.
Explicação:
Respondido por
5
Resposta:
1.c) Fortunato, que ficou à porta saboreando a dor moral que acontece na cena após o beijo.
2.b) O narrador está em terceira pessoa, observando e onisciente de tudo o que acontece à sua volta para poder contar a história com riqueza de detalhes.
Explicação:
Perguntas interessantes
ENEM,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás