Leia o TEXTO para responder à questão.
TEXTO
VÍRUS DA FEBRE AMARELA É DETECTADO EM OUTRO TIPO DE MOSQUITO
O Aedes albopictus, também chamado de Tigre Asiático, pode ser infectado pelo vírus da febre amarela. Mas isso significa que ele transmite a doença?
O mosquito Aedes albopictus, conhecido como Tigre Asiático, é suscetível ao vírus da febre amarela, segundo estudo do Instituto Evandro Chagas que foi apresentado durante uma coletiva de imprensa no Ministério da Saúde. Esse inseto é parecido com o Aedes aegypti e, embora prefira regiões silvestres, também é encontrado em regiões urbanas. A presença do vírus não significa que o Aedes albopictus tenha adquirido o papel de vetor da febre amarela. Ou seja, não se sabe se, apesar de carregálo no corpo, ele é capaz de transmiti-lo a seres humanos. Aliás, outros mosquitos são encontrados em florestas com o vírus, mas somente o Haemagogus, o Sabethes e o Aedes aegypti são comprovadamente capazes de disseminá-lo para primatas no Brasil.
MARTINS, Helena. Disponível em: . Acesso em: 03 out.2018 (adaptado).
O TEXTO destaca duas espécies de mosquitos, potenciais transmissores da febre amarela. Baseandose nas regras de classificação biológica dos seres vivos, assinale a alternativa CORRETA.
a)
O Aedes albopictus e o Aedes aegypti pertencem à mesma espécie porque são classificados como mosquitos.
b)
O vírus da febre amarela é uma espécie de parasita procarionte classificado como protista.
c)
O Aedes albopictus e o Aedes aegypti pertencem ao mesmo reino e ao mesmo gênero.
d)
De acordo com as regras de nomenclatura taxonômica, os epítetos específicos (albopictus e aegypti) podem ser utilizados isolados do epíteto genérico (Aedes).
e)
Haemagogus e Sabethes são espécies de primatas portadores do vírus da febre amarela.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta certa é a letra c por pertencerem ao mesmo reino
Explicação:
Resposta:
c) O Aedes albopictus e o Aedes aegypti pertencem ao mesmo reino e ao mesmo gênero.
Explicação:
a) para pertencer à mesma espécie, seria necessário que os dois mosquitos possuíssem o mesmo epíteto específico (albopictus e aegypti), o que, como se observa, não ocorre.
b) vírus, não são seres procariontes, existe ainda mesmo uma discussão se eles são ou não seres vivos, pois não possuem organização celular.
c) correta.
d) De acordo com as regras de nomenclatura taxonômica, o nome científico de um ser vivo deve ser dado pelo epíteto genérico (Aedes) seguido do epíteto específico (albopictus e aegypti), sendo estes interdependentes para determinar a espécie analisada.
e) Haemagogus e Sabethes são gêneros de mosquitos transmissores do vírus da febre amarela.