História, perguntado por chapa7132, 10 meses atrás

Leia o texto para responder à questão.
(...) Sendo, pois chegada a época de ver o Brasil a justiça da sua Causa de acordo com os interesses e as vistas de Inglaterra não cessarei de lembrar a V. Sra. quanto importa aproveitar tão felizes circunstâncias; elas são tão favoráveis que sendo manejadas com aptidão e habilidade de V. Sra. darão em resultado o reconhecimento pronto e formal deste Império pela Inglaterra, sem talvez haver precisão de o fazer dependente de condições algumas; pois bem longe de estarmos agora em circunstâncias de propor e pedir, mui pelo contrário, a própria Inglaterra sentirá por si mesma a necessidade de reconhecer a nossa independência e contrabalançar a influência do Governo [francês], que ora domina os conselhos de Madrid e de Lisboa ...”
(Arquivo da Independência, vol. I, p. 56.)
A correspondência de Carvalho e Mello, Secretário dos Negócios Estrangeiros do Brasil, em 1824, revela características da diplomacia brasileira no sentido do reconhecimento da independência. No texto, fica evidente o interesse em:
Escolha uma:
a. resistir ao pagamento de indenização em dinheiro.
b. oferecer a abolição do tráfico negreiro como condição.
c. buscar fazer acordo com Portugal e Espanha.
d. utilizar o cenário político europeu favoravelmente ao Brasil.
e. participar do jogo de alianças internacionais.

Soluções para a tarefa

Respondido por marcospalmeirap5fnwl
32

Resposta:

A resposta correta é a letra D, utilizar o cenário político europeu favoravelmente ao Brasil.

Explicação:


joaovictor060441: Qual a explicação?
joaovictor060441: É urgente!
Respondido por yoxxax
5

Alternativa correta:

D) Utilizar o cenário político europeu favoravelmente ao Brasil.

A questão remete ao reconhecimento externo da independência do Brasil. Após o “Grito do Ipiranga” em 1822, o Brasil foi buscar apoio externo ou reconhecimento de outros países, sobretudo da Europa. O primeiro país a reconhecer nossa independência foram os Estados Unidos no contexto da “Doutrina Monroe” em 1824. Na Europa, a Inglaterra intermediou o apoio de outros países a independência do Brasil. O Velho Continente estava mergulhado em um contexto histórico conservador e a “Santa Aliança” defendia a recolonização da América Latina.

Perguntas interessantes