Pedagogia, perguntado por marcosarão, 1 ano atrás

Leia o texto para responder à questão.

As Ciências da Natureza estão presentes sob muitas formas na cultura e na vida em sociedade, na investigação dos materiais, das substâncias, da vida e do cosmos. Do mesmo modo, elas se associam às técnicas, tomando parte em todos os setores de produção e de serviços: da agropecuária à medicina, da indústria ao sistema financeiro, dos transportes à comunicação e informação, dos armamentos bélicos aos aparelhos domésticos.

Essa associação entre as ciências e as técnicas, que constitui a tecnologia, resultou nas revoluções industriais e integra todas as dimensões práticas da vida humana, como a extração e o processamento de minérios, a produção de energia, a construção civil, a produção de alimentos, o envio de mensagens e o diagnóstico de enfermidades.

O desenvolvimento científico-tecnológico tem sido tão rápido que certos processos e equipamentos podem se tornar obsoletos em poucos anos. Essa corrida pela inovação transforma até mesmo algumas práticas sociais, como está acontecendo com a rápida expansão da telefonia móvel e da rede mundial de computadores. Por sua vez, as ciências também se beneficiam do desenvolvimento tecnológico nas suas investigações, como no lançamento em órbita terrestre de grandes telescópios ou na tomada e no processamento de dados científicos feitos em laboratórios por equipamentos informáticos.

Em contrapartida, para monitorar ou controlar o desenvolvimento científico-tecnológico, ao investigar a intervenção humana na biosfera e eventualmente estabelecer seus limites, são também científicotecnológicos os instrumentos para essa investigação de sentido ético. As ciências são, portanto, a base conceitual para intervenções práticas que podem ser destrutivas – como na tecnologia bélica –, mas também promovem valores humanos ao fornecer critérios para a interpretação da realidade e sua percepção crítica.

Essa múltipla presença na produção de conhecimentos, de bens e de serviços torna os elementos da ciência e das tecnologias tão próximos de qualquer ser humano que faz da alfabetização científicotecnológica uma condição de cidadania.

No texto, a expressão “alfabetização científico-tecnológica” está sendo usada com o seguinte sentido conceitual:

denominar um objetivo educativo fundamental no qual devem existir níveis mínimos de aprendizagem sobre ciência e tecnologia para todos os estudantes.

colocar à prova os modelos de ensino de ciências propondo uma relação contínua entre a ciência e a tecnologia.

destacar o deslumbramento da modernidade tecnológica com a ciência e a tecnologia em detrimento das questões sociais, éticas e políticas.

trabalhar a ciência e a tecnologia conectadas às suas consequências sociais. Justificar uma alteração que deva acontecer na forma de trabalhar a ciência e a tecnologia e que o estudo da ciência deve estar
conectado ao de tecnologia e suas consequências sociais.

Soluções para a tarefa

Respondido por lalyzynhalala
8
acredito que seja: denominar um objetivo educativo fundamental no qual devem existir níveis mínimos de aprendizagem sobre ciência e tecnologia para todos os estudantes.
Perguntas interessantes