Leia o texto para responder à questão.
Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. […] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.
CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento).
O fragmento acima é parte da Carta de Pero Vaz de Caminha, a qual é considerada a certidão de nascimento do Brasil. Embora seja um documento pertencente a Portugal, trata-se de um patrimônio cultural brasileiro, tendo em vista que, a partir da leitura do excerto da Carta, constata-se que:
ALTERNATIVAS
A carta de Pero Vaz de Caminha apresenta a primeira impressão dos portugueses em terras brasileiras, com linguagem requintada e bastante descritiva.
No trecho não há menção ao escambo, que foi uma forma de troca de mercadorias que os portugueses utilizaram para conquistar os nativos.
Pero Vaz de Caminha, por meio da carta, mostra o olhar preconceituoso do colonizador, sobretudo em relação ao corpo do nativo.
A carta de Caminha cumpre apenas o papel de literatura e não tem conteúdo histórico dos primeiros tempos do Brasil.
Por meio de uma linguagem bastante elevada, o colonizador rebaixa o índio, criticando a pintura do corpo e o porte dele que nada tinha de galante.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a primeira: "Pero Vaz de Caminha, por meio da carta, mostra o olhar preconceituoso do colonizador, sobretudo em relação ao corpo do nativo.".
Isso se dá por conta das palavras e da visão exposta no texto.
Caminha, apesar de representar, pela sua nacionalidade, Portugal, estava ali descrevendo os nativos brasileiros, suas características físicas, seus costumes (as pinturas corporais) e o jeito que se comportavam, logo, estava descrevendo parte do Brasil.
Afirmando isso, é possível dizer que, com suas palavras descritivas, Caminha representava a cultura do Brasil, assim sendo um patrimônio cultural brasileiro.
Boa tarde! :)
Pelo AVA a resposta é A carta, como testemunho histórico-político, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos