Leia o texto para responder:
“A guerra do Peloponeso foi a consequência normal dos êxitos atenienses e o ponto final da rivalidade iniciada imediatamente após as guerras médicas. Esparta tivera por aliadas potências marítimas, Corinto e Megara, concorrentes de Atenas e pouco dispostas a ceder-lhe a liderança nos mares. A oposição de regimes políticos era insuportável: Atenas obrigava seus aliados a governar-se democraticamente, Esparta era por toda parte considerada como protetora naturas das aristocracias”.
Segundo o autor, a Guerra do Peloponeso foi causada pelo/a
(A)
imposição autoritária de Atenas de seu sistema ditatorial e escravista.
(B)
tentativa de Corinto e Megara em tornar Esparta uma oligarquia e abandonar a democracia.
(C)
contexto de disputas com o fim das guerras Médicas e discordâncias a respeito do regime político.
(D)
destruição da democracia de Esparta pela autoridade de Atenas e pela hegemonia cultural de Corinto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Consequências da Guerra do Peloponeso
A Guerra do Peloponeso mudou os rumos da história grega. Com a vitória espartana, a Grécia ficou sob o domínio dos lacedemônios e regimes oligárquicos foram implantados em todo seu território, inclusive em Atenas.
Resposta: Letra C
Explicação: Após a vitória sobre os persas na Guerras Médicas, Atenas assumiu a liderança econômica e militar do mundo grego devido a Liga de Delos, no qual obrigava as cidade-estados gregas a pagarem pesados impostos com a justificativa de vigiar novas ofensivas de povos "bárbaros". Com isso, Atenas acumulou enorme poder econômico e no século V a.C. teve seu esplendor cultural sob o governo de Péricles. O protagonismo político democrático defendido pelos atenienses desagradava os demais governos de tendência tirana monárquica do mundo grego, logo a rival Esparta encabeçou a revolta que levaria a Guerra do Peloponeso e a decadência da civilização clássica grega.