Leia o texto.
Para definição da moralidade, Kant relaciona três conceitos complexos – moralidade, liberdade e razão – com o intuito de desenvolver um princípio moral supremo, considerando o dever como sendo imperativo categórico, ou seja, incondicional. Uma ação boa é boa em si, quer tenha prevalência ou não, quer nos dê prazer ou não. O conceito do imperativo categórico consiste em ações cujas máximas podem ser universalizadas. A máxima é o preceito ou princípio que propicia a razão para determinada ação. Só devemos agir, então, se pudermos universalizar a máxima da ação proposta sem nos contradizer. Em síntese breve, trata-se de visualizarmos se as nossas ações individuais poderiam ser realizadas igualmente por todas as pessoas, para percebermos sua moralidade. [...] Por outro lado, a teoria do utilitarismo baseia-se na ideia de moralidade como resultado de um cálculo sobre quais condutas produzirão maior felicidade, considerando, assim, que o desejo e o prazer da maioria determinariam a ação correta. Em repúdio veemente a esta corrente, Kant argumenta que a moralidade não deve ser baseada apenas em observações sensoriais, como interesses, vontades, desejos e preferências, pois estes são fatores variáveis e circunstanciais. A propósito, é percebível que um homem feliz não é necessariamente um homem bom.
A partir da leitura do excerto acima e dos estudos do Material Digital, avalie as afirmações a seguir.
I. Para Kant, um homem só poderia ser feliz se fosse um homem bom.
II. Para o utilitarismo, não importa se a conduta prejudica algumas pessoas, pois a moral deve ser baseada no desejo da maioria.
III. Os princípios do utilitarismo e de Kant, no que tange o comportamento ético e moral de cada sujeito, se complementam por terem o mesmo propósito: a felicidade humana.
IV. Se pensarmos “devo agir de forma que todas as outras pessoas também possam agir igual, sem que com isso haja qualquer dano a alguém”, estaríamos de acordo com os princípios kantiano da moralidade.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
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A resposta correta é a alternativa terceira.
Explicação:
I) falsa -> "Kant argumenta que [...]. A propósito, é percebível que um homem feliz não é necessariamente um homem bom."
III) falsa -> São duas correntes que se contrapõem, não se complementam. "Em repúdio veemente a esta corrente, Kant argumenta que a moralidade..."
As sentenças II e IV são verdadeiras
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