História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

leia o texto:
o iluminismo é a saída do homem do estado de tutela pelo qual ele próprio é responsável.
o estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução a de ou-trem. cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento , mas à insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* tenha coragem de usar seu próprio entendimento
essa é a divisa do iluminismo.
IMMANUEL KANT (1784)
*expressão latina que significa "tenha coragem de saber, de saber".

no contexto da expansão capitalista no século no século XIX, uma das ideias centrais do iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:

(a) superiodade técnica
(b) soberania econômica
(c) liberdade política
(d) razão científica
(e) monarquia absolutista

Soluções para a tarefa

Respondido por liviatimbo20
97

Resposta:

D

Explicação:

Razão Científica, pois, o texto fala sobre uso do conhecimento. Fiquei bem tentado em escolher liberdade política porque na época era um assunto bastante em alta, mas o texto realmente não traz esse entendimento.

Respondido por martinkoliveira
3

Uma das ideias centrais do Iluminismo está associada diretamente à valorização da razão científica, e por isso a alternativa correta é a letra D.

Os iluministas tinham ênfase na razão, ao invés do pensamento religioso.  Eles acreditavam na ciência, e defendiam que era por meio dela que os seres humanos conseguiriam de fato vencer os obstáculos e deixar as suas convicções mentirosas para trás, e assim haveria um mundo baseado na verdade, progresso e liberdade.

Havia também uma defesa sobre a educação universal e gratuita, além da igualdade de todos perante a lei. Defendiam a liberdade comercial e religiosa, além da reforma estatal.

Veja mais sobre o Iluminismo em:

brainly.com.br/tarefa/2510488

Foto de John Locke, o "pai do Iluminismo":

Anexos:
Perguntas interessantes