leia o texto o conto fatastico " as formigas " questão 1) autor do conto ( breve biografia): 2) temática do texto: 3) tempo: 4) espaço: 5) foco narrativo: 6) por que a obra tem esse título " as formigas " 7) quem são os personagens do texto? 8) De acordo com o que você leu no conto, que problema poderia haver se as estudantes deixassem a garrafa mal fechada? 9) que objetivos são atribuídos ao sabrado? 10) o que você sentiu lendo esse conto fantastico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conto fantástico é o nome que se dá a uma narrativa curta que apresenta personagens que extrapolam os limites da realidade e/ou fatos igualmente estranhos e inexplicáveis. Esse tipo de literatura está associado a autores estrangeiros, tais como:
Franz Kafka
Edgar Allan Poe
Gabriel García Márquez
Jorge Luis Borges
Já no Brasil, os autores que dialogaram com o fantástico em suas obras são:
Machado de Assis
Erico Verissimo
Mário de Andrade
Murilo Rubião
O conto é uma narrativa (tipo de texto em que se conta uma história). Ele pode relatar um acontecimento verídico ou ficcional e ser contado de forma oral ou escrita. As narrativas são ações de personagens que ocorrem em determinado espaço e tempo. Elas são contadas por um narrador.
Contar histórias é uma prática milenar.
Contar histórias é uma prática milenar.
Na literatura, existem outros gêneros de narrativa além do conto, como a novela e o romance. Esses três gêneros possuem as mesmas características apontadas. O que vai fazer a distinção entre eles é o tamanho, as dimensões da obra. Nessa perspectiva, o conto é uma narrativa menos extensa; o romance, uma narrativa mais extensa; já a novela ocupa lugar intermediário no que se refere às suas dimensões.
Segundo a ensaísta Nelly Novaes Coelho:
“Desde as origens, o conto é definido, formalmente, pela brevidade: uma narrativa curta e linear, envolvendo poucas personagens; concentrada em uma única ação, de curta duração temporal e situada num só espaço. Dessa necessidade de brevidade, deriva a grande arte do conto que, mais que qualquer outro gênero em prosa, exige que o escritor seja um verdadeiro alquimista na manipulação da palavra.”
No entanto, não há um consenso em relação a essa definição, que, para alguns estudiosos e escritores, parece não ser satisfatória; pois, como afirmou o escritor argentino Julio Cortázar (1914-1984), o conto é de